Como envelhecer com estilo? 7 dicas para preservar a saúde!

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7 dicas de como envelhecer com estilo e manter a vitalidade

10/06/2021 envelhecer com estilo

Envelhecer com estilo significa ter qualidade de vida e bem-estar conforme os anos passam e mudanças ocorrem no corpo. E isso pode ser conquistado por meio de cuidados com a saúde física e mental.

Mas que cuidados são esses? É o que vamos explicar neste texto! Você irá conhecer sete dicas de como envelhecer com estilo para ter uma vida saudável e ativa:

  • Mantenha uma rotina de atividades físicas
  • Tenha boas noites de sono
  • Faça refeições diversificadas e saudáveis
  • Observe a sua saúde de perto
  • Cuide da saúde mental
  • Fique por dentro das novidades
  • Preserve a sua vida sexual

7 dicas de como envelhecer com estilo

1. Mantenha uma rotina de atividades físicas

É de amplo conhecimento que fazer exercícios físicos ajuda muito na garantia de uma melhor saúde, qualidade de vida e bem-estar¹. Portanto, essa atividade não poderia estar fora dos cuidados para envelhecer com estilo.

E não precisa ser uma rotina intensa, com exercícios pesados. O recomendado por diversas instituições de saúde é fazer pelo menos duas horas e meia de atividades leves ou moderadas por semana².

Isso significa que trinta minutos de exercícios durante os cinco dias da semana já é suficiente².

Sendo assim, as atividades podem ser simples e leves, como caminhadas e hidroginástica, ou mais intensas, como musculação. Aqui, a questão principal é encontrar a que te traz mais prazer e ânimo.

Mas é claro que, se for possível, é indicado mesclar exercícios aeróbicos com os que melhoram a força muscular, porque isso pode trazer uma variedade maior de benefícios². Inclusive, veja todas as vantagens que as atividade físicas podem proporcionar³:

  • Fortalecimento dos músculos;
  • Manutenção do peso;
  • Redução do estresse;
  • Melhora das funções cognitivas (concentração, memória, etc.);
  • Prevenção de diversas doenças.

2. Tenha boas noites de sono

Para envelhecer com estilo também é necessário dormir bem. O sono é um estado de recuperação e descanso tanto da mente quanto do corpo. Sendo assim, a sua saúde está diretamente relacionada com a sua qualidade de sono.

Então, vale destacar que adultos precisam dormir de sete a nove horas por dia⁴. E outro ponto é que a qualidade do sono conta muito também, não basta apenas quantidade⁴.

Logo, procure seguir algumas dicas para dormir melhor, como manter a regularidade do horário e controlar o consumo de cafeína. Assim, você garantirá os benefícios de dormir bem, que são:

  • Melhora da concentração e do foco⁵;
  • Redução do estresse e da ansiedade⁶;
  • Menor risco de desenvolver doenças cardíacas⁷.

3. Faça refeições diversificadas e saudáveis

Manter uma dieta saudável e diversificada pode ser considerada um dos principais pilares da boa saúde junto com os exercícios físicos e o sono de qualidade. Afinal, os alimentos são fontes da grande maioria dos nutrientes essenciais para o organismo.

Por conta disso, procure fazer refeições ricas em alimentos saudáveis, como frutas, vegetais, legumes, grãos, cereais e carnes magras. E também procure evitar comidas processadas, doces e frituras.

Mas, vale alertar que isso não significa manter uma dieta restritiva. Na verdade, o ideal é saber controlar o que você come e dar preferência para opções saudáveis.

Além de poder auxiliar a manter um peso saudável, essa atitude pode contribuir para a prevenção de diversos problemas, como colesterol alto, diabetes, osteoporose e muitos outros. E também ajuda a melhorar o humor, a energia e as funções cognitivas.

4. Observe a sua saúde de perto

Durante todos os períodos da vida é essencial manter um acompanhamento da sua saúde com consultas médicas frequentes e realização regular de exames.

Entretanto, isso ganha ainda mais importância conforme o corpo envelhece. Afinal, ocorrem diversas mudanças no organismo que podem aumentar o risco de desenvolver algumas condições.

Por isso, acompanhe a sua saúde de perto e sempre esteja ciente de como andam as coisas dentro do seu corpo.

Dessa forma, será possível manter uma boa qualidade de vida e bem-estar, identificar necessidades de medicamentos ou suplementações e diagnosticar problemas.

5. Cuide da saúde mental

A saúde mental é algo que às vezes não é levado em consideração para envelhecer com estilo. Contudo, ela é essencial!

Algumas ações, como estar próximo daqueles que você ama, compreender o seu envelhecimento e procurar hobbies que te dão prazer, são ótimos caminhos para isso.

Em 2019, um estudo publicado no The Journal of Gerontology, mostrou que adultos com mais de 65 anos que eram ativos socialmente tinham mais propensão a desfrutar de um bom humor e a possuir menos sentimentos negativos⁸.

Outra pesquisa, publicada no mesmo periódico, concluiu que a autopercepção do envelhecimento é um indicador para diversas situações⁹.

Portanto, compreender e aceitar o seu envelhecimento pode resultar em menos sentimentos depressivos e riscos de desenvolver certas doenças.

Sendo assim, também valorize a sua vida social, pois ela está relacionada com a saúde física e mental. Então, procure manter quem você ama por perto e também busque encontrar atividades que te tragam prazer.

6. Fique por dentro das novidades

Compreender o que acontece no mundo, e mais especificamente, nos assuntos que você se interessa, é uma boa dica para envelhecer com estilo e ter uma boa saúde mental. Afinal, conhecer o contexto no qual você está vivendo pode ser muito importante.

Por exemplo, a tecnologia é algo que está em constante evolução e que passou a ser parte do dia a dia de todos. Sendo assim, é preciso entender como ela funciona e quais são os avanços para usufruir dos recursos oferecidos da melhor forma.

Portanto, procure se manter atualizado por meio das notícias e outros meios de informação confiáveis. Assim, você irá garantir mais bem-estar por estar por dentro das novidades da conjuntura do período.

7. Preserve a sua vida sexual

A libido geralmente diminui conforme ocorre o envelhecimento¹⁰. Isso porque acontecem mudanças hormonais e no funcionamento do organismo, o que pode trazer algumas dificuldades para a vida sexual¹⁰. Contudo, mantê-la ativa pode ser fundamental para a saúde física e mental¹¹.

Inclusive, um estudo publicado no periódico Sexual Medicine mostrou que o bem-estar é maior em idosos que possuem uma vida sexual ativa¹¹. Então, mantenha em dia as relações sexuais¹¹ e procure a ajuda de um médico caso haja algum problema.

Como os suplementos podem ajudar a envelhecer com estilo?

Estar com todas as necessidades nutricionais em dia é um fator essencial para envelhecer com estilo e manter uma saúde física e mental de qualidade.

Entretanto, suprir todos os nutrientes essenciais apenas com a alimentação pode ser uma tarefa mais difícil com o envelhecimento do organismo. Isso porque ele perde parte da capacidade de absorção de diversos nutrientes.

Portanto, como mostramos nas dicas, é muito importante consultar um médico e fazer exames frequentemente. Assim, um especialista conseguirá avaliar se há alguma deficiência nutricional.

No caso de você precisar consumir suplementos alimentares, nós recomendamos o Vitasay50+ A-Z Homem e o Vitasay50+ A-Z Mulher. Ambos possuem todas as vitaminas e minerais que ajudam a manter a vitalidade.

Esses dois suplementos contam com 20 vitaminas e minerais em alta concentração, que auxiliam no sistema imune e ainda são zero açúcares.

Conheça também o Vitasay50+ Serenne, um suplemento alimentar que pode te ajudar a ter melhores noites de sono. Ele é composto por triptofano, vitaminas B3, B6 e ácido fólico, que são nutrientes que auxiliam na produção da serotonina e melatonina, neurotransmissores que ajudam o humor e o sono.

O Vitasay50+ Vitaly é um suplemento alimentar composto por maca peruana, guaraná e vitaminas e minerais que ajudam a melhorar a libido e a energia. Conheça!

Agora você já sabe como envelhecer com estilo! Esperamos que as dicas sejam úteis a você. Continue acompanhando nossos conteúdos para conhecer outros cuidados que ajudam na manutenção da vitalidade.

Referências consultadas

1. Mora JC, Valencia WM. Exercise and Older Adults. Clin Geriatr Med. 2018;34(1):145-162.

2. World Health Organization – WHO. Physical Activity and Older Adults.

3. Galloza J, Castillo B, Micheo W. Benefits of Exercise in the Older Population. Phys Med Rehabil Clin N Am. 2017;28(4):659-669.

4. Centers for Disease Control and Prevention. How Much Sleep Do I Need? 2017.

5. Walker MP. The role of sleep in cognition and emotion. Ann N Y Acad Sci. 2009;1156:168-197.

6. American Psychological Association – APA. Stress and Sleep. 2013.

7. Covassin N, Singh P. Sleep Duration and Cardiovascular Disease Risk: Epidemiologic and Experimental Evidence. Sleep Med Clin. 2016;11(1):81-89.

8. Fingerman KL, Huo M, Charles ST, et al. Variety Is the Spice of Late Life: Social Integration and Daily Activity. The Journals of Gerontology: Series B. 2019;75(2):377-388.

9. Moser C, Spagnoli J, Santos-Eggimann B. Self-Perception of Aging and Vulnerability to Adverse Outcomes at the Age of 65–70 Years. The Journals of Gerontology Series B. 2011;66B(6):675-680.

10. Kalra G, Subramanyam A, Pinto C. Sexuality: desire, activity and intimacy in the elderly. Indian J Psychiatry. 2011;53(4):300-306.

11. Smith L, Yang L, Veronese N, et al. Sexual Activity is Associated with Greater Enjoyment of Life in Older Adults. Sex Med. 2019;7(1):11-18.

12. National Institute on Aging. What Do We Know About Healthy Aging? U.S. Department of Health & Human Services. 2018.

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