Todos os sintomas da menopausa: quais são? Por que ocorrem?

18/01/2021 todos os sintomas da menopausa

A menopausa pode ser definida como a interrupção da menstruação e fim do ciclo reprodutivo das mulheres. 

É um episódio que, geralmente, acontece entre os 40 e 60 anos por conta da queda dos níveis de estrógeno e progesterona no corpo, que é causada pelo envelhecimento dos ovários. 

Contudo, a menopausa não ocorre de um dia para o outro. Na verdade, ela possui três longas fases: 

  • Pré-menopausa: esta etapa é caracterizada pela queda dos hormônios e dura por volta de 6 a 8 anos; 
  • Perimenopausa: é a transição entre a pré-menopausa e o pós-menopausa. É neste estágio que ocorrem a grande maioria dos sintomas;
  • Pós-menopausa: é o período após a menstruação ter sida interrompida há um ano. É uma fase que dura até o final da vida e onde alguns sintomas continuam a aparecer. 

Para te ajudar a descobrir se está passando por esse período e entender por que alguns fenômenos acontecem, nós fizemos uma lista com todos os sintomas da menopausa: 

  • Menstruação irregular 
  • Ondas de calor 
  • Suor intenso, principalmente à noite 
  • Incontinência urinária 
  • Dificuldades para dormir 
  • Irritação, coceira e secura vaginal 
  • Cansaço e fadiga 
  • Problemas para se concentrar 
  • Mudanças de humor 
  • Ganho de peso 
  • Pele seca e vermelhidões 
  • Diminuição da libido 
  • Dores de cabeça 

Confira a seguir! 

Conheça todos os sintomas da menopausa 

1. Menstruação irregular 

As alterações causadas na menstruação podem ser consideradas o sintoma comum de que você está passando pela perimenopausa. Elas acontecem por conta da flutuação dos níveis de estrógeno e progesterona no corpo. 

São várias as mudanças que podem ocorrer com a menstruação no período da menopausa: 

  • vir com mais ou menos frequência; 
  • com fluxo mais forte ou mais leve; 
  • durar por mais ou menos tempo; 
  • variação da cor e textura do sangue. 

Além disso, a fertilidade diminui por conta dessas irregularidades, não sendo possível engravidar. 

2. Ondas de calor 

A onda de calor é outro sintoma bem comum da menopausa, acontecendo com cerca de 80% das mulheres durante esse período. 

Mas o que é onda de calor? É uma sensação repentina de aquecimento que costuma começar pela cabeça ou pescoço e se espalha para o resto do corpo. 

É uma sensação bem variável, que pode durar alguns segundos ou vários minutos. A frequência também varia bastante, podendo acontecer mais de uma vez por dia ou ter um intervalo de semanas. 

Este sintoma pode demorar em torno de alguns meses para passar, assim como pode permanecer por anos. 

Em alguns casos, a onda de calor vem acompanhada de suor intenso e ruborização da pele (pele vermelha). 

3. Suor intenso, principalmente à noite 

Como dissemos, o suor intenso costuma vir associado às ondas de calor e pode acontecer em qualquer período do dia. 

Contudo, mulheres que estão passando pela menopausa podem experienciar com mais frequência o suor excessivo durante o sono. 

A sensação pode ser tão intensa ao ponto de acordar a pessoa enquanto dorme, assim como pode causar insônia. 

Este sintoma da menopausa também é causado pelas alterações hormonais. 

4. Incontinência urinária 

A incontinência urinária é um distúrbio que causa a perda involuntária de urina, podendo se manifestar de duas formas: 

  • Incontinência de urgência: é a vontade repentina e forte de urinar; 
  • Incontinência de esforço: perda involuntária de urina ao realizar algum movimento como tossir ou rir. 

Ambos os casos podem acontecer durante a menopausa devido à diminuição do nível de estrógeno, que afeta a musculatura da uretra. 

5. Dificuldades para dormir 

Dormir pode ser uma grande dificuldade durante a menopausa em decorrência das ondas de calor, do suor intenso e da incontinência urinária. 

Por conta desses sintomas serem muito comuns, noites de insônia são bem frequentes com mulheres que estão passando por esse período. 

6. Irritação, coceira e secura vaginal 

Como foi dito, a queda dos níveis de estrógeno leva à mudanças na vagina, como o estreitamento das paredes vaginais e a diminuição da resistência da musculatura. 

Por consequência, estas alterações podem causar secura, irritação e coceira vaginal. Além disso, também é possível que ocorra um distúrbio chamado dispareunia, que se caracteriza pela dor durante ou após a relação sexual.  

7. Cansaço e fadiga 

Sentir cansaço também é um dos sintomas da menopausa. O problema é que este sintoma, em alguns casos, pode evoluir e se tornar uma fadiga. 

A fadiga é um transtorno caracterizado pela sensação de cansaço físico e mental excessivo, falta de energia e desgaste. É ainda pior que o cansaço, porque pode ser intensa ao ponto de você não conseguir sair da cama. 

8. Problemas para se concentrar 

Cerca de 60% das mulheres que estão passando pela menopausa sofrem com problemas de memória e concentração

Mais uma vez a flutuação dos níveis de hormônios é a responsável pelo sintoma. Esta oscilação constante afeta as habilidades cognitivas. Por isso, pode ser difícil manter o foco em alguma atividade. 

9. Mudanças de humor 

O estrógeno é responsável por regular diversos hormônios que têm relação com o humor, como a serotonina e a dopamina. 

Com a queda dele durante a menopausa, os outros hormônios também ficam desregulados. 

Portanto, é comum que ao longo deste período possam ocorrer mudanças repentinas de humor, assim como a irritabilidade será maior. 

Além disso, a dificuldade para dormir e a fadiga são sintomas que podem amplificar estas alterações de humor. 

10. Ganho de peso 

Gradualmente, pode haver um ganho de peso durante a menopausa. O ganho médio nesse período é de pouco mais de 2 quilogramas, segundo um estudo da Universidade de Melbourne

Isso acontece porque o estrógeno e a progesterona influenciam no metabolismo do organismo. Sendo assim, com a queda desses hormônios, o metabolismo pode ficar mais lento. 

Além disso, mulheres que já estavam acima do peso podem ter mais tendência a ganhar alguns quilos. Outros fatores que também contribuem para isso são o estresse e a má alimentação. 

11. Pele seca e vermelhidões 

O estrógeno também tem relação com a produção de colágeno e óleos naturais que fazem parte da hidratação da pele. 

Por consequência da queda do nível deste hormônio, é possível que aconteça da pele ficar seca, com vermelhidões, coçando e com um excesso de acnes durante a menopausa. 

12. Diminuição da libido 

A libido pode ser caracterizada como o desejo sexual que a pessoa sente. Durante a menopausa, este desejo pode diminuir por causa da queda de hormônios. Além disso, os outros sintomas podem contribuir para isso, como a fadiga e as alterações vaginais. 

Contudo, existem algumas alternativas para melhorar a libido, como a maca peruana. A maca é um tubérculo que possui diversos nutrientes, que contam com propriedades antioxidantes e são capazes de influenciar na produção hormonal. 

Aliás, um estudo da Charles Sturt University, concluiu que a maca pode reduzir os desconfortos experienciados durante a menopausa. Isso porque o tubérculo estimula a produção de estrógeno e progesterona, que são os dois hormônios que apresentam grande queda no período da menopausa, causando a maioria dos sintomas. 

13. Dores de cabeça 

A dor de cabeça é um sintoma da menopausa bem variável e pode ser difícil de notar caso já ocorresse com frequência antes deste período. 

Contudo, é possível que haja uma amplificação de ocorrência e intensidade devido à irregularidade dos períodos menstruais. 

Como os suplementos alimentares podem ajudar com os sintomas da menopausa? 

Como apresentamos no artigo, alguns nutrientes podem ajudar na manutenção da energia e vigor do corpo humano. O maior destaque é a maca peruana, um tubérculo que é capaz de trazer diversos benefícios durante a menopausa por conta de suas propriedades. 

Se, porventura, você precisar de suplementação, nós recomendamos a Vitasay50+ criada com o objetivo de trazer vitalidade aos brasileiros que chegaram nos 50 anos e querem que esta fase seja ativa e repleta de saúde.

No entanto, lembre-se de sempre consultar um médico sobre qual é o suplemento mais adequado para as suas necessidades. 

O que achou de conhecer todos os sintomas da menopausa? Foi útil para você? Deixe a sua opinião nos comentários e continue acompanhando os conteúdos para mais informações sobre bem-estar! 

Referências 

Ferrari, Nancy. Menopause-related hot flashes and night sweats can last for years. Harvard Health Publishing, 2015. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/blog/menopause-related-hot-flashes-night-sweats-can-last-years-201502237745>. Acesso em: 20 dez. 2020. 

Thurston, Rebecca C. PhD Cognition and the menopausal transition: is perception reality?, Menopause: December 2013 – Volume 20 – Issue 12 – p 1231-1232. 

Weber MT, Mapstone M, Staskiewicz J, Maki PM. Reconciling subjective memory complaints with objective memory performance in the menopausal transition. Menopause. 2012;19(7):735-741. 

Proietto J. Obesity and weight management at menopause. Aust Fam Physician. 2017;46(6):368-370. 

Meissner HO, Kapczynski W, Mscisz A, Lutomski J. Use of gelatinized maca (lepidium peruvianum) in early postmenopausal women. Int J Biomed Sci. 2005;1(1):33-45. 

The North American Menopause Society. Menopause 101: A primer for the perimenopausal. Disponível em: <https://www.menopause.org/for-women/menopauseflashes/menopause-symptoms-and-treatments/menopause-101-a-primer-for-the-perimenopausal>. Acesso em: 20 dez. 2020. 

Office on Women’s Health. Menopause symptoms and relief. U.S. Department of Health and Human Services, 2017. Disponível em: <https://www.womenshealth.gov/menopause/menopause-symptoms-and-relief>. Acesso em: 20 dez. 2020. 

WebMD. How Do I Know if I’m in Menopause?. 2019. Disponível em: <https://www.webmd.com/menopause/guide/understanding-menopause-symptoms#1>. Acesso em: 20 dez. 2020. 

Conrad, Melissa. Menopause: Symptoms & Signs. MedicineNet, 2019. Disponível em: <https://www.medicinenet.com/menopause_symptoms_and_signs/symptoms.htm>. Acesso em: 20 dez. 2020. 

Mayo Clinic. Menopause. 2020. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/menopause/symptoms-causes/syc-20353397>. Acesso em: 20 dez. 2020. 

Huizen, Jennifer. Everything You Should Know About Menopause. Healthline, 2020. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/menopause>. Acesso em: 20 dez. 2020. 

Brazier, Yvette. What to expect during menopause. Medical News Today, 2020. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/155651#signs-and-symptoms>. Acesso em: 20 dez. 2020.

posts relacionados

Vitalidade aos 50?

Vitasay50+ foi desenvolvido para atender as necessidades específicas do consumidor a partir dos 50 anos, proporcionando vitalidade para aproveitar e prolongar essa fase da melhor forma possível. Vitasay50+ seu hoje cada vez melhor.