8 dicas de como melhorar a libido e ter mais vitalidade

24/06/2021 como aumenta a libido - mantecorp

Como melhorar a libido? Essa é uma dúvida que pode surgir em decorrência de uma rotina muito agitada ou conforme se envelhece. 

Contudo, existem formas práticas de evitar e contornar possíveis problemas. Pensando nisso, fizemos uma lista com 9 dicas para você aumentar o seu desejo sexual: 

  • Consulte o médico regularmente 
  • Tenha uma dieta saudável e balanceada
  • Experimente alguns alimentos específicos 
  • Mantenha uma rotina de exercícios físicas 
  • Controle o estresse e a ansiedade 
  • Durma bem 
  • Mantenha um bom relacionamento com o(a) parceiro(a) 
  • Descubra o que te excita 

Boa leitura! 

O que é a libido? 

Resumidamente, libido é apenas uma outra forma de nomear o desejo sexual de uma pessoa¹. 

É um fator que está vinculado a aspectos psicológicos e físicos¹. Por conta disso, há uma série de circunstâncias capazes de trazer consequências negativas. 

Porém, também existem diversos hábitos que podem ajudar a aumentar a libido, sendo que todos são naturais e, de certa forma, até simples de colocar em prática. 

9 dicas de como melhorar a libido 

1. Consulte o médico regularmente 

Consultar o médico e fazer exames com frequência com certeza é uma das recomendações mais importantes para melhorar a libido. 

Tornar isto um hábito irá te deixar esclarecido sobre todas as condições do seu corpo. É uma ótima maneira de ficar atento principalmente aos hormônios¹, que são fatores que influenciam diretamente no desejo sexual. 

Seguindo este conselho você será capaz de saber o que precisa melhorar para ter uma boa saúde, assim como também terá conhecimento se há alguma condição que afete a sua libido. 

2. Tenha uma dieta rica em nutrientes 

Todo mundo sabe que manter uma alimentação saudável e rica em nutrientes pode trazer diversos benefícios, não é mesmo? 

Mas, se você procura melhorar a libido, essa mudança é ainda mais significativa e importante. 

Isso porque ingerir todos os nutrientes necessários proporciona um bom funcionamento do metabolismo e do sistema circulatório, que afetam diretamente o desejo sexual². 

Ou seja, uma dieta saudável e variada é capaz de manter uma boa saúde destas funções do organismo e, por consequência, controlar a libido². 

3. Experimente alguns alimentos específicos 

Além de manter uma boa alimentação, focar em algumas comidas específicas também pode ser uma forma de melhorar a libido. Confira alguns alimentos com essas propriedades: 

  • Chocolate: aqui nos referimos a um chocolate com maior quantidade de cacau, porque ele é o responsável pelos benefícios. O cacau é capaz de estimular a produção de dopamina e serotonina, que são neurotransmissores que melhoram a libido³; 
  • Pimenta: a capsaicina, substância que causa a ardência, auxilia o fluxo sanguíneo, fator que influencia no desejo sexual⁴; 
  • Abacate: possui vitamina E⁵ e B6⁶, potássio⁷ e gorduras monoinsaturadas, que são nutrientes que ajudam na saúde do sistema circulatório; 
  • Ovo: é um alimento rico em vitaminas do complexo B, que ajudam no equilíbrio dos hormônios e produção de esperma⁸. 

4. Mantenha uma rotina de atividades físicas 

Ter uma rotina bem estabelecida de exercícios pode trazer diversos benefícios para a saúde, incluindo a melhora da libido. 

Exercitar-se estimula a liberação de vários hormônios que impactam na saúde psicológica e fisiológica, além de proporcionar vigor ao sistema cardiovascular⁹. 

Além disso, a realização de atividades físicas também pode ajudar a controlar o peso, que é um fator importante para o desejo sexual¹⁰. 

Segundo um estudo da Universidade de Oxford, o sobrepeso e a obesidade têm relação com a redução da fertilidade do homem¹¹. 

Isso acontece porque o excesso de peso pode abaixar os níveis de alguns hormônios, como a testosterona. 

5. Controle o estresse e a ansiedade 

O estresse é uma condição que faz parte da vida de muitas pessoas e causa diversos danos, e um deles pode ser a redução do desejo sexual. 

Em uma pesquisa feita pela BBC em 2018, o estresse foi avaliado como o maior causador de problemas sexuais¹². 

Crédito BBC
Crédito BBC

Portanto, procurar formas de aliviar o estresse e a ansiedade pode ser uma boa maneira para melhorar a libido. 

Essa não é uma tarefa fácil, mas pode ser alcançada por meio exercícios físicos, terapia ou algumas técnicas de mindfulness, como meditação e yoga

Experimente os vários métodos existentes e avalie qual trouxe mais impactos para a sua saúde mental. Dessa forma, você pode ter um ganho na vida sexual. 

6. Durma bem 

Um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine (Periódico de Medicina Sexual), em 2015, concluiu que dormir bem promove mais desejo sexual às mulheres¹³. 

Diante dessas informações, fica claro a importância de dormir bem para a melhora da libido, não é mesmo? Portanto, procure formas de dormir melhor e melhorar a qualidade do seu sono. 

7. Mantenha um bom relacionamento com o(a) parceiro(a) 

É provável que a libido fique baixa se as coisas não estão indo bem com o seu relacionamento. 

Aqui, a solução é diferente das outras: trabalhar a comunicação com o(a) seu parceiro(a). Dessa forma, é possível entender o que está acontecendo e resolver todos os problemas. 

Um relacionamento saudável entre ambas as partes pode ajudar na melhora da libido. 

8. Descubra o que te excita 

Entender o que te excita auxilia a ter uma vida sexual saudável. Afinal, o desejo sexual não é algo que sempre acontece espontaneamente e estará ali te esperando. 

Na verdade, em alguns casos é um fator que pode precisar de estímulo. Por isso, recomendamos experimentar e descobrir aquilo que te faz bem. 

E isso vale para o seu parceiro ou sua parceira também. Procure entender o que ele(a) gosta para ter uma relação saudável e recíproca. 

Gostou das dicas de como melhorar a libido? Então, veja também como melhorar a concentração e o foco

Referências consultadas

1. Maturitas. Libido: the biologic scenario. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378512299000729>. Acesso em: dezembro/2020. 

2. Google Books. Healthy Sex Drive, Healthy You: What Your Libido Reveals about Your Life. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=_QtrDwAAQBAJ&>. Acesso em: dezembro/2020. 

3. The Journal of Sexual Medicine. Chocolate and women’s sexual health: An intriguing correlation. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16681473/>. Acesso em: dezembro/2020. 

4. Critical Reviews in Food Science and Nutrition. Biological Activities of Red Pepper (Capsicum annuum) and Its Pungent Principle Capsaicin: A Review. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25675368/>. Acesso em: dezembro/2020. 

5. IUBMB Life. Vitamin E: Regulatory role in the cardiovascular system. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30779288/>. Acesso em: dezembro/2020. 

6. Subcellular Biochemistry. Vitamin B6 and cardiovascular disease. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22116704/>. Acesso em: dezembro/2020. 

7. Mayo Clinic Proceedings. Role of dietary salt and potassium intake in cardiovascular health and disease: a review of the evidence. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24001491/>. Acesso em: dezembro/2020. 

8. Nutrients. B Vitamins and the Brain: Mechanisms, Dose and Efficacy: A Review. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4772032/>. Acesso em: dezembro/2020. 

9. National Institute on Aging. Real-Life Benefits of Exercise and Physical Activity. Disponível em: <https://www.nia.nih.gov/health/real-life-benefits-exercise-and-physical-activity>. Acesso em: dezembro/2020. 

10. MedlinePlus. Health Topics: Benefits of Exercise. Disponível em: <https://medlineplus.gov/benefitsofexercise.html>. Acesso em: dezembro/2020. 

11. Clinical Endocrinology. How does obesity affect fertility in men – and what are the treatment options? Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25138694/>. Acesso em: dezembro/2020. 

12. BBC. Stress damages many people’s sex life – survey. Disponível em: <https://www.bbc.com/news/health-46199678>. Acesso em: dezembro/2020. 

13. The Journal of Sexual Medicine. The impact of sleep on female sexual response and behavior: a pilot study. Disponível em: <https://deepblue.lib.umich.edu/bitstream/handle/2027.42/111751/jsm12858.pdf?>. Acesso em: dezembro/2020. 

14. Andrologia. Effect of Lepidium meyenii (MACA) on sexual desire and its absent relationship with serum testosterone levels in adult healthy men. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12472620/>. Acesso em: dezembro/2020. 

15. Evidence-based Complementary and Alternative Medicine. Ethnobiology and Ethnopharmacology of Lepidium meyenii (Maca), a Plant from the Peruvian Highlands. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3184420/>. Acesso em: dezembro/2020. 

Sophie Deram. Conheça 6 incríveis benefícios da meditação. Disponível em: <https://sophiederam.com/br/bem-estar/beneficios-da-meditacao/>. Acesso em: dezembro/2020. 

Astrocentro. O que é yoga? Descubra tudo sobre essa prática milenar. Disponível em: <https://www.astrocentro.com.br/blog/bem-estar/o-que-e-yoga-descubra-tudo-sobre-essa-pratica-milenar/>. Acesso em: dezembro/2020. 

Vitasay50+. 9 dicas para dormir melhor e ter mais qualidade de vida. Disponível em: <https://www.vitasay.com.br/blog/dormir-melhor/dicas-para-dormir-melhor/>. Acesso em: março/2021. 

Vitasay50+. Como tomar multivitamínicos: o que são? para que servem? Disponível em: <https://www.vitasay.com.br/blog/cuidado-corpo/como-tomar-multivitaminicos/>. Acesso em: março/2021. 

Vitasay50+. Como melhorar a concentração e o foco? Conheça 9 dicas úteis. Disponível em: <https://www.vitasay.com.br/blog/mais-concentracao/como-melhorar-concentracao-foco/>. Acesso em: março/2021. 

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