Como relaxar a mente cansada? Quais os sintomas e as causas?

02/06/2021 mente cansada

A sensação de mente cansada pode ser caracterizada como um esgotamento mental, no qual se percebe alterações físicas, emocionais e comportamentais. Essa condição pode ser resultado da constante exposição a ambientes e situações estressantes.

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Yale, 18,8% dos trabalhadores com um alto engajamento profissional já sofreram com a canseira psicológica¹.

Outra investigação, conduzida pela empresa de recrutamento Talenses, mostrou que 44% dos 1400 entrevistados já sofreram com esgotamento mental².

Esses estudos evidenciam que a mente cansada é um fenômeno que atinge diversas pessoas, comprometendo o bem-estar delas.

Então, para te ajudar a evitar essa situação e ter uma melhor qualidade de vida, elaboramos este conteúdo que traz informações sobre os sintomas da mente cansada, quais são as suas causas e cinco dicas de como relaxá-la:

  • Mantenha uma boa qualidade de sono
  • Tenha uma rotina de exercícios
  • Conheça os seus limites e faça pausas
  • Procure a ajuda de um especialista
  • Alimente-se de forma adequada

Confira todos esses tópicos a seguir!

Sintomas de mente cansada

O cansaço mental se manifesta por meio de diversos sinais, que variam de pessoa para pessoa³. Para ficar mais claro, pode-se classificar os sintomas da mente cansada em três tipos³:

  • Sintomas físicos: fadiga, perda ou ganho de peso, dores de cabeça e de estômago, baixa imunidade, insônia, etc³;
  • Sintomas emocionais: irritabilidade, ansiedade, depressão, estresse, desmotivação, desânimo, impaciência, entre outros³;
  • Sintomas comportamentais: isolamento social, procrastinação, maior frequência de brigas, dificuldade para dormir, baixa produtividade, dificuldade para concentrar, uso de substâncias, como álcool e cigarro, etc³.

Quais são as causas da mente cansada?

A sensação de mente cansada pode ser causada por vários fatores ou ambientes que causam estresse excessivo e constante⁴. Isso pode acontecer pelos seguintes motivos⁴:

  • excesso de decisões que precisam ser tomadas⁵;
  • muitas tarefas para pouco tempo;
  • muita pressão no trabalho;
  • baixa qualidade de sono;
  • problemas financeiros;
  • eventos traumáticos.

Os gatilhos para o esgotamento mental podem ser diversos e bem distintos. Afinal, cada pessoa reage da sua forma a diferentes situações e ambientes.

O fato é que condições que causam estresse e pressão em excesso são os principais motivadores da canseira psicológica⁶.

E isso é compreensível, porque é bem complicado para uma pessoa se manter tranquila diante situações estressantes contínuas⁶.

Assim como o corpo cansa quando fazemos exercícios, o mesmo acontece com a mente quando se requer a atenção dela para diversas atividades ao mesmo tempo, sem intervalos⁶.

Além disso, outros fatores que podem deixar a mente exausta são transtornos psicológicos e doenças.

Esses problemas também geram situações estressantes que podem esgotar a mente, assim como são capazes de afetar funções fisiológicas que causam a fadiga física e mental.

5 dicas de como relaxar a mente cansada

1. Mantenha uma boa qualidade de sono

O sono de qualidade pode ser considerado um renovador de energias. Isso porque os benefícios em dormir bem são inúmeros⁷. E quando a cabeça está cansada, essa ação se torna ainda mais importante.

O sono é essencial para manter uma boa saúde mental⁷, física, emocional⁸ e psicológica. Esse é o principal momento no qual a sua mente irá descansar e se recuperar do estresse e outras atividades às quais ela foi submetida durante o dia⁹.

Portanto, procure ter uma rotina saudável de sono, na qual você durma por uma quantidade adequada de tempo (o recomendado é entre sete e nove horas)¹⁰. Assim, sua mente poderá descansar e conseguir se preparar para enfrentar os próximos dias.

2. Tenha uma rotina de exercícios

Fazer atividades físicas é outro hábito que pode trazer muitos ganhos para a sua qualidade de vida e seu bem-estar.

Isso porque a realização de exercícios estimula a produção de serotonina e endorfina, que são dois neurotransmissores capazes de ajudar na melhora do humor¹¹.

Inclusive, um estudo conduzido pelas Universidades de Basel e de Queensland mostrou que realizar atividades físicas com frequência pode ajudar a enfrentar o estresse, prevenindo doenças decorrentes dele¹².

Então, passar a praticar exercícios com regularidade é um ótimo caminho para evitar que a sua mente fique exausta.

E isso não significa que você precisa manter uma rotina intensa, praticando atividades pesadas. Na realidade, trinta minutos de exercícios por dia já é uma boa quantidade¹³.

Além disso, a ideia é respeitar seu próprio ritmo e, aos poucos, aumentar o tempo dos exercícios. Afinal, a consistência é o ponto chave aqui. Outra dica é procurar uma atividade que você goste, porque isso proporcionará mais ânimo e motivação em praticá-la.

3. Conheça os seus limites e faça pausas

É importante que você pratique o autoconhecimento e procure entender quais são os seus limites. Assim, você saberá quando é preciso fazer pausas para descansar. A mente não aguenta funcionar continuamente sem descanso algum.

Portanto, não se force a situações extremas, como, por exemplo, virar noites e não aproveitar finais de semana por conta de trabalhos. Inclusive, nessa situação, o ideal é até mesmo descansar, porque você terá uma produtividade muito maior¹⁴.

E isso não significa apenas tirar longos descansos quando possível. Na verdade, fazer pequenas pausas durante o dia é algo que pode ser benéfico para a mente. Alguns minutos de descanso já são suficientes para que ela recupere um pouco da sua energia.

Uma dica é aproveitar essas pequenas pausas ou períodos livres para praticar técnicas de relaxamento, como meditação e yoga ou para fazer passeios por parques.

Um estudo publicado no Journal of the Medical Association of Thailand (Periódico da Associação Médica da Tailândia) mostrou que, devido a uma queda no nível de cortisol no sangue, a meditação pode diminuir o estresse e prevenir doenças causadas por ele¹⁵. Além disso, também melhora a concentração e a memória¹⁶.

Outra pesquisa, da Universidade de Melbourne, concluiu que fazer pequenas pausas de quarenta segundos para admirar telhados verdes pode ajudar na concentração¹⁷. Então, tente se conectar um pouco com a natureza em seus intervalos.

4. Procure a ajuda de um especialista

Recorrer à terapia com um psicólogo pode ser um ótimo caminho para melhorar o seu dia a dia e evitar que a sua mente fique cansada. Um profissional saberá traçar as melhores estratégias junto a você para que a sua rotina fique mais tranquila.

Além disso, ele também pode ajudar com outros fatores que estimulam o cansaço mental, como dificuldades para dormir, ansiedade e depressão.

5. Alimente-se de forma adequada

Fazer refeições que tenham as quantidades ideais de nutrientes é essencial para diversas funções do organismo.

E isso pode resultar em benefícios como um sono de mais qualidade e um nível maior de energia⁹. Sendo assim, a alimentação balanceada e saudável pode ser uma grande aliada para evitar a mente cansada.

Para saber quais são as suas necessidades nutricionais, o mais recomendado é consultar um médico nutricionista e realizar exames. Assim, ele poderá te indicar o cardápio mais adequado e identificar possíveis deficiências de nutrientes.

Caso você tenha alguma deficiência nutricional, a nossa indicação é inserir a suplementação alimentar na sua rotina com o Vitasay50+ Serenne.

Ele conta com 700mg de triptofano, vitaminas B3, B6 e ácido fólico, que são substâncias que auxiliam na produção de serotonina. Por conta disso, ajuda na melhora do humor e da qualidade do sono. E, além disso, não tem açúcares!

As dicas te ajudaram a relaxar nos momentos em que a sua mente estava cansada? Conte para a gente nos comentários e continue acompanhando os conteúdos para mais informações de qualidade!

Referências consultadas

1. Julia M, Zorana I, Arielle E, et al. Highly engaged but burned out: intra-individual profiles in the US workforce. OSF Preprints. 2018.

2. Talenses Group. Burnout: os efeitos do estresse causado pelo trabalho. 2019.

3. The American Institute of Stress – AIS. Stress Effects.

4. Goldstein DS. Adrenal responses to stress. Cell Mol Neurobiol. 2010;30(8):1433-1440.

5. On Amir. Tough Choices: how making decisions tires your brains. Scientific American. 2008.

6. Van Cutsem J, Marcora S, et al. The Effects of Mental Fatigue on Physical Performance: A Systematic Review. Sports Med. 2017;47(8):1569-1588.

7. Jeffrey ME. Cognitive benefits of sleep and their loss due to sleep deprivation. Neurology. 2005;64(7):e25-e27.

8. Goldstein AN, Walker MP. The role of sleep in emotional brain function. Annu Rev Clin Psychol. 2014;10:679-708.

9. Hosker DK, Elkins RM, Potter MP. Promoting Mental Health and Wellness in Youth Through Physical Activity, Nutrition, and Sleep. Child Adolesc Psychiatr Clin N Am. 2019;28(2):171-193.

10. National Sleep Foundation. How Much Sleep Do We Really Need?

11. Lin TW, Kuo YM. Exercise benefits brain function: the monoamine connection. Brain Sci. 2013;3(1):39-53.

12. Markus G, Michael K, et al. Do exercise and fitness buffer against stress among Swiss police and emergency response service officers? Psychol Sport Exerc. 2010;11(4):286-294.

13. Centers for Disease Control and Prevention. How much physical activity do adults need? 2020.

14. Rosekind MR, Gregory KB, et al. The cost of poor sleep: workplace productivity loss and associated costs. J Occup Environ Med. 2010;52(1):91-98.

15. Turakitwanakan W, Mekseepralard C, Busarakumtragul P. Effects of mindfulness meditation on serum cortisol of medical students. J Med Assoc Thailand. 2013;96 Suppl 1:S90-5.

16. James Hamblin. Study: Meditation Improves Memory, Attention. The Atlantic. 2013.

17. Kate E. Lee, Kathryn J.H. Williams, et al. 40-second green roof views sustain attention: The role of micro-breaks in attention restoration. J Environ Psyc. 2015;42:182-189.

Vitasay50+. 9 dicas para dormir melhor e ter mais qualidade de vida. 2021.

Vitasay50+. Como melhorar a concentração e o foco? Conheça 9 dicas úteis. 2021.

posts relacionados

Vitalidade aos 50?

Vitasay50+ foi desenvolvido para atender as necessidades específicas do consumidor a partir dos 50 anos, proporcionando vitalidade para aproveitar e prolongar essa fase da melhor forma possível. Vitasay50+ seu hoje cada vez melhor.