Saiba quais os benefícios do ômega 3 para o coração

06/11/2021 quais são os benefícios do ômega 3

Você sabe quais os benefícios do ômega 3 para o coração? Esse nutriente é uma “gordura boa” que é responsável pela operação adequada de diversas funções do organismo¹. Diante disso, ela pode ajudar a controlar o colesterol, prevenir problemas cardiovasculares e muito mais¹. 

Então, neste texto você conhecerá com detalhes quais são todos os benefícios do ômega 3 para o coração (comprovados cientificamente)¹: 

  • Controla a pressão arterial 
  • Diminui os níveis de triglicerídeos 
  • Ajuda contra inflamações 
  • Previne o entupimento de artérias 
  • Diminui o risco de ter problemas cardíacos 

Boa leitura! 

O que é e para que serve ômega 3? 

O ômega 3 é uma família de gorduras poli-insaturadas essenciais, ou seja, elas não são produzidas naturalmente pelo corpo, fazendo-se necessário o consumo por meio de alimentos¹. Os três ácidos graxos que pertencem a esse grupos são os seguintes¹: 

  • Ácido alfa-linolênico (ALA) 
  • Ácido eicosapentaenoico (EPA) 
  • Ácido docosahexaenoico (DHA) 

Eles são extremamente importantes para diversas funções do organismo, visto que fazem parte da composição das membranas celulares, que são estruturas que protegem as células¹. 

O ômega 3 pode ser encontrado principalmente em peixes e oleaginosas, como salmão, atum e castanhas¹.  

Quais os benefícios comprovados do ômega 3 para o coração? 

1. Controla a pressão arterial 

Pressão arterial é o termo utilizado para se referir à pressão que o sangue exerce contra as paredes das artérias para conseguir se transportar pelo sistema circulatório². Se estiver tudo certo, essa pressão irá ficar equilibrada, ou seja, nem alta nem baixa². 

A pressão alta, que costuma ser causada principalmente pela doença crônica hipertensão, pode desencadear problemas cardíacos, como a insuficiência cardíaca e o derrame³. Já a pressão baixa pode causar tontura, dor de cabeça e desmaios⁴. 

O que vários estudos vêm mostrando é que o ômega 3 pode ajudar a manter esse processo saudável, controlando a pressão arterial e evitando complicações. 

Uma pesquisa da Wageningen University, da Holanda, mostrou que o consumo de óleo de peixe, substância que contém altas doses de ômega 3, pode ajudar a baixar a pressão alta, principalmente em pessoas com hipertensão⁵. 

Outra investigação, da Johns Hopkins University School of Medicine, teve um resultado bem semelhante: também concluiu-se que a suplementação de altas doses de ômega 3 pode reduzir a pressão arterial de pessoas com hipertensão⁶. 

2. Diminui os níveis de triglicerídeos 

Os triglicerídeos são o tipo de gordura presente em maior quantidade no organismo humano⁷. Isso porque o corpo transforma as calorias não utilizadas nesses lipídios⁷. Dessa forma, eles podem ser usados como reserva de energia no período entre as refeições⁷. 

Contudo, se você não queima calorias suficientes para utilizar os triglicerídeos estocados, ocorre um acúmulo deles⁷. E isso é problemático, uma vez que pode causar problemas cardiovasculares, como o AVC⁷. 

Portanto, é muito importante tomar medidas para diminuí-los. E estudos vêm mostrando que o ômega 3 pode ser um aliado nessa tarefa¹.  

Pesquisas da Iran University of Medical Sciences⁸, da University of Western Sydney⁹ e do Wellness Institute of the Cleveland Clinic¹⁰ concluíram que a suplementação de ômega 3 diminui significativamente os níveis de triglicerídeos. 

Além disso, essas investigações também mostraram que a suplementação de ômega 3 pode prevenir contra a dislipidemia, uma condição caracterizada pelo excesso de colesterol ou outras gorduras no sangue, que pode causar problemas cardíacos. 

3. Ajuda contra inflamações 

Dois estudos distintos, um da Harvard Medical School¹¹ e outro publicado no Atherosclerosis Journal¹², tiveram resultados semelhantes mostrando que o consumo de ômega 3 pode reduzir os marcadores pró-inflamatórios e melhorar a função endotelial.  

Os marcadores pró-inflamatórios são proteínas que agem no processo de geração de uma inflamação¹³.  

Já a função endotelial é um processo, realizado pelas células endoteliais, que garante a saúde do coração¹⁴. Essas células revestem todo o interior do sistema circulatório, atuando como uma proteção¹⁴. 

E uma terceira investigação, da Aarhus University Hospital, também concluiu que o ômega 3 induz efeitos anti-inflamatórios¹⁵. Portanto, comprovadamente esse lipídio pode prevenir contra inflamações e ajudar em funções do sistema circulatório. 

4. Previne o entupimento de artérias 

Pelo fato de melhorar a função endotelial e diminuir os níveis de triglicerídeos, o ômega 3 previne a formação de placas nos vasos sanguíneos, que são as causadoras do entupimento de artérias e, consequentemente, de problemas cardíacos¹. 

Essas ações proporcionadas pelo lipídio atuam como efeitos protetores vasculares, mantendo o sistema circulatório saudável¹. Portanto, previne-se diversas doenças cardiovasculares decorrentes de alterações nesse sistema¹. 

5. Diminui o risco de ter problemas cardíacos 

Estudos também indicam que o consumo de ômega 3 pode agir diretamente na diminuição do risco de desenvolvimento de condições cardíacas adversas¹. E, mais especificamente, esse lipídio mostra ser ainda mais efetivo em prevenir problemas cardíacos fatais¹⁶. 

Um estudo publicado no periódico The Lancet acompanhou por dois anos 11.324 pessoas que recentemente haviam sobrevivido a um infarto do miocárdio e estavam fazendo um tratamento com suplementos de ômega 3¹⁶. A conclusão foi que o lipídio reduziu significativamente o risco de morte por complicações cardiovasculares¹⁶. 

Referências consultadas 

1. Office of Dietary Supplements – National Institutes of Health. Fact Sheet for Health Professionals: Omega-3 Fatty Acids. Disponível em: <https://ods.od.nih.gov/factsheets/Omega3FattyAcids-HealthProfessional/>. Acesso em: janeiro/2021. 

2. American Heart Association. What is High Blood Pressure? Disponível em: <https://www.heart.org/en/health-topics/high-blood-pressure/the-facts-about-high-blood-pressure/what-is-high-blood-pressure>. Acesso em: janeiro/2021. 

3. Centers for Disease Control and Prevention. High Blood Pressure Symptoms and Causes. Disponível em: <https://www.cdc.gov/bloodpressure/about.htm>. Acesso em: janeiro/2021. 

4. MedlinePlus. Medical Encyclopedia: Low Blood Pressure. Disponível em: <https://medlineplus.gov/ency/article/007278.htm>. Acesso em: janeiro/2021. 

5. Geleijnse JM, et al. Blood pressure response to fish oil supplementation: metaregression analysis of randomized trials. J Hypertens. 2002; 20(8):1493-9Acesso em: janeiro/2021. 

6. Appel LJ, et al. Does supplementation of diet with ‘fish oil’ reduce blood pressure? A meta-analysis of controlled clinical trials. Arch Intern Med. 1993; 153(12):1429-38.  Acesso em: janeiro/2021. 

7. MedlinePlus. Health Topics: Triglycerides. Disponível em: <https://medlineplus.gov/triglycerides.html>. Acesso em: janeiro/2021. 

8. Shidfar F, et al. Effects of omega-3 fatty acid supplements on serum lipids, apolipoproteins and malondialdehyde in type 2 diabetes patients. East Mediterr Health J. 2008; 14(2):305-13. Acesso em: janeiro/2021. 

9. Eslick GD, et al. Benefits of fish oil supplementation in hyperlipidemia: a systematic review and meta-analysis. Int J Cardiol. 2009; 136(1):4-16. Acesso em: janeiro/2021. 

10. Bernstein AM, et al. A meta-analysis shows that docosahexaenoic acid from algal oil reduces serum triglycerides and increases HDL-cholesterol and LDL-cholesterol in persons without coronary heart disease. J Nutr. 2012;142(1):99-104. Acesso em: janeiro/2021. 

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14. ScienceDirect. Endothelial Function. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/topics/medicine-and-dentistry/endothelial-function>. Acesso em: janeiro/2021. 

15. Thusgaard M, et al. Effect of fish oil (n-3 polyunsaturated fatty acids) on plasma lipids, lipoproteins and inflammatory markers in HIV-infected patients treated with antiretroviral therapy: a randomized, double-blind, placebo-controlled study. Scand J Infect Dis. 2009;41(10):760-6.Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19685375/>. Acesso em: janeiro/2021. 

16. Dietary supplementation with n-3 polyunsaturated fatty acids and vitamin E after myocardial infarction: results of the GISSI-Prevenzione trial. Gruppo Italiano per lo Studio della Sopravvivenza nell’Infarto miocardico. Lancet. 1999; 354(9177):447-55. Disponível em: <https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(99)07072-5/fulltext>. Acesso em: janeiro/2021. 

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