O que é menopausa precoce

Você sabe o que é menopausa precoce? Mesmo pouco divulgada e com baixa incidência no público feminino, ela acomete cerca de 0,9% das brasileiras antes dos 40 anos ³.

Além disso, foi constatado que a idade da menopausa precoce pode variar: 1 em cada 1000 mulheres antes dos 20 anos; 1 em cada 250 mulheres perto dos 35; 1 em cada 100 mulheres por volta dos 40 ². 

Ou seja, mesmo não sendo tão comum em nossa sociedade, a menopausa precoce é um assunto que precisa ser amplamente esclarecido.

Continue a leitura e aprenda o que é e quais são os sintomas da menopausa precoce. Entenda também quais são as suas possíveis causas e se pode engravidar nesse caso.

O que é menopausa precoce?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que a menopausa costuma acontecer entre os 51 e 55 anos de idade da mulher brasileira. Mas, mundialmente, ela normalmente aparece a partir dos 45 ¹.

Para ser considerada precoce, a menopausa deve acontecer antes dos 40 anos. Se for tardia, é sinal que ela chegou após os 53 ¹.

Mas, afinal, o que é menopausa precoce? A OMS caracteriza a menopausa como “a cessação permanente da menstruação por perda de função ovariana” ¹.

Logo, a síndrome da menopausa precoce (SMP) é quando a mulher não está mais na fase reprodutiva, sem a ocorrência de menstruação, independentemente de sua idade.

Isso significa que há baixa concentração de estrogênio e progesterona no corpo, sem a produção de óvulos para uma possível fecundação ou a liberação deles pela menstruação.

Em suma do que é a menopausa precoce: ela é a perda da função ovariana temporária ou definitiva, parcial ou total, antes dos 40 anos ². 

Leia mais: Suplementos alimentares e multivitamínicos na menopausa: 6 nutrientes benéficos

Quais são os sintomas da menopausa precoce?

Depois de entender o conceito do que é menopausa precoce, vamos entender melhor os seus sintomas.

Eles são bastante parecidos com os sintomas da menopausa normal/natural, como ²:

  • baixa lubrificação vaginal;

  • perda da libido;

  • calores e suores noturnos excessivos e incontroláveis;

  • dor no ato sexual;

  • palpitações ou aumento da frequência cardíaca;

  • aumento de peso, com maior concentração no abdômen;

  • dores de cabeça;

  • inchaço no corpo e nos seios;

  • alterações do sono;

  • queda de cabelo;

  • distúrbios gastrointestinais;

  • dores nos músculos e nas articulações.

Porém, os sintomas da menopausa precoce podem afetar mais as mulheres que sofrem com esse diagnóstico, principalmente quando associamos esses sinais a questões psicológicas e emocionais ².

Ao envelhecer, a mulher já sabe que esse processo biológico vai acontecer naturalmente. No caso da perda da função ovariana precoce, a mulher pode ficar mais abalada, já que é algo inesperado e mais difícil de lidar. Isso acontece de forma ainda mais acentuada quando falamos sobre mulheres mais jovens e que sonham em engravidar, por exemplo ².

Portanto, é comum associar os sintomas da menopausa precoce com rupturas de identidade e autoimagem, além de sentimentos de insegurança, incertezas, angústia, ansiedade, culpa, depressão, sensação de vazio, negação e irritabilidade. Sem falar nos possíveis prejuízos ao bem-estar sexual e aos relacionamentos futuros ².

A infertilidade é uma consequência da perda da função ovariana. Algumas pesquisas estimam que de 2 a 3% da infertilidade em mulheres é causada pela menopausa precoce ². 

Mas, pode engravidar com menopausa precoce? Como a SMP pode ser temporária e não causar perda total da função dos ovários, 5% das mulheres nessas condições ainda conseguem engravidar ².

Além disso, mulheres de qualquer idade com menopausa precoce podem desenvolver osteoporose e perda progressiva da memória e das funções cognitivas. Por que? O estrogênio tem propriedades neuromoduladoras e neuroprotetoras ².

Continue lendo: Quais são as melhores vitaminas para memória e concentração?

O que causa menopausa precoce?

Se surgiu alguma dúvida sobre suas possíveis causas, nós vamos explicar melhor!

Muitos estudos sobre essa síndrome, apontam alguns motivos mais comuns, que são ²:

  • fatores hereditários;

  • anomalias genéticas ou nos ovários;

  • tabagismo.

Há também aspectos que envolvem ²:

  • distúrbios da imunidade com deficiência de glândulas como tireoide e suprarrenal;

  • doenças autoimunes, como  artrite reumatoide, o lúpus e a diabetes;

  • exposição a toxinas;

  • epilepsia;

  • caxumba;

  • doenças sexualmente transmissíveis (DSTs);

  • tuberculose;

  • alguns tratamentos, como quimioterapia e radioterapia;

  • cirurgia para retirar os ovários ou o útero e laqueaduras.

Alguns tratamentos e medicamentos podem impactar o funcionamento do organismo de mulheres jovens e afetarem as células germinativas e a função hormonal, podendo causar infertilidade permanente. Esses casos, geralmente, acometem mulheres com mais de 30 anos ².

Ao saber o que é menopausa precoce. pode-se perceber que se trata de um assunto bastante delicado que mexe com muitos fatores emocionais femininos. Apesar de não oferecer riscos de morte, a menopausa precoce muda totalmente o caminho a ser vivido ².

O ideal é que, ao ser diagnosticada com a perda da função ovariana, a mulher tenha um médico de confiança para explicar exatamente o que é menopausa precoce, quais são as mudanças promovidas por ela e o que fazer para minimizar os impactos dessa situação ².

Normalmente, é indicado o consumo de hormônios e suplementos alimentares associados a uma dieta para suprir as carências geradas no organismo. Além disso, indica-se o apoio psicológico feito individualmente ou por meio de grupos ².

Estudos internacionais constataram que:

  • 76% das mulheres com menopausa precoce que buscaram ajuda profissional, acharam muito benéfico;

  • 85% das mulheres com SMP que frequentaram grupos de apoio também afirmaram que foi uma experiência positiva, já que puderam se unir com outras mulheres que enfrentam o mesmo diagnóstico.

Mas, infelizmente, apenas 33% das mulheres como SMP procuram por auxílio profissional e 20% por grupos de apoio ².

Por isso, é necessário entender o que é menopausa precoce e saber que há caminhos para aliviar os sintomas físicos, psicológicos e emocionais. Mudar os planos não significa necessariamente algo ruim, apenas diferente do que foi esperado e/ou planejado.

Gostou de compreender sobre o que é menopausa precoce? Quer saber mais sobre os assuntos do universo feminino? Leia mais textos do nosso blog e mantenha-se informada:

Conheça a linha de vitaminas Vitasay em www.vitasay.com.br.