Você não sabe o que fazer para se concentrar melhor? Apesar de parecer uma tarefa muito complexa e difícil, algumas dicas e cuidados podem ajudar a melhorar a sua concentração, assim como outras funções cognitivas (memória, resolução de problemas, etc.).
Hoje em dia, é muito comum ter dificuldades para se concentrar por conta das rotinas turbulentas e estressantes, das diversas distrações existentes e do acesso constante a um número exagerado de informações.
Por isso, conhecer algumas recomendações pode ser de grande ajuda para o seu dia a dia. Então, veja sete dicas do que fazer para se concentrar melhor:
- Procure dormir bem
- Defina intervalos de descanso
- Crie o hábito de fazer exercícios
- Tenha uma dieta equilibrada e rica em nutrientes
- Consuma cafeína em doses controladas
- Tente escutar uma música
- Experimente algumas técnicas de mindfulness
7 dicas do que fazer para se concentrar melhor
1. Procure dormir bem
Ter boas noites de sono é uma ótima dica do que fazer para se concentrar melhor, porque dormir bem é algo que beneficia muito a concentração e as funções cognitivas no geral¹.
O corpo precisa tanto de descanso físico quanto mental e é isso que um sono de qualidade pode proporcionar¹.
A recomendação de organizações de saúde é a de que adultos devem dormir de sete a nove horas por dia². Então, esforce-se para dormir bem e alcançar esta duração diariamente.
2. Defina intervalos de descanso
É muito comum não parar nem por um segundo com a correria diária de uma rotina muito atarefada. No entanto, ter intervalos de descanso pode contribuir para se concentrar melhor.
Passar horas e mais horas focado em uma tarefa sem descanso pode resultar em ansiedade, estresse, frustração e fadiga.
Parar em algum momento para respirar, nem que seja apenas por poucos minutos, tem o potencial de ser uma grande ajuda para se manter concentrado e motivado.
Então, definir pequenos intervalos entre os compromissos pode ser uma boa dica do que fazer para se concentrar melhor.
3. Crie o hábito de fazer exercícios
Manter uma rotina de exercícios físicos é algo capaz de contribuir com diversos benefícios à saúde no geral.
E a melhora da saúde cognitiva está inclusa em seus benefícios, o que significa que a prática regular de atividades físicas se encaixa na lista do que fazer para se concentrar melhor³.
Mas você pode estar achando que essas vantagens só são conquistadas com rotinas de exercícios muito pesadas, certo? Mas não é bem assim.
Na verdade, o recomendado é realizar pelo menos duas horas e meia de atividades físicas por semana, mesclando exercícios aeróbicos (caminhada, natação, etc.) e de força (musculação) ⁴.
4. Tenha uma dieta equilibrada e rica em nutrientes
Fazer refeições com uma boa quantidade e variedade de alimentos saudáveis, como carnes magras, vegetais, legumes e frutas, é o que queremos dizer em ter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes.
Uma alimentação saudável e equilibrada pode trazer benefícios para a concentração, assim como para a saúde no geral⁵.
Inclusive, destacamos quatro nutrientes para memória e concentração que você deveria procurar consumir⁵:
- vitamina E
- colina
- ácido docosahexaenoico (DHA)
- zinco.
E também tenha atenção aos horários das suas refeições, porque comer em intervalos adequados pode ajudar o seu corpo a ter energia e conseguir manter o foco. O recomendado costuma ser de três em três horas.
5. Consuma cafeína em doses controladas
Se você gosta de bebidas cafeinadas ou está precisando muito de algo para ajudar na concentração, consumir cafeína pode ser uma boa escolha.
A cafeína é uma substância que comprovadamente melhora a atenção e ajuda a se concentrar melhor⁶.
Contudo, o consumo dela deve ser controlado, porque a ingestão de grandes doses pode causar um efeito contrário, contribuindo para o aumento da ansiedade.
Sendo assim, busque tomar pequenas xícaras de café ou de outras bebidas cafeinadas, como o chá preto e o chá verde.
6. Tente escutar uma música
Escutar uma música enquanto faz alguma tarefa pode ser uma boa dica do que fazer para se concentrar melhor⁷.
Apesar de algumas pessoas considerarem que músicas convencionais ajudam a melhorar a concentração, estamos nos referindo a sons naturais, como sons de chuva, sabe?
Segundo um estudo publicado no The Journal of the Acoustical Society of America, os sons naturais podem ajudar a mascarar barulhos do ambiente e são capazes de melhorar as funções cognitivas, incluindo a concentração⁷.
7. Experimente algumas técnicas de mindfulness
O mindfulness é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de proporcionar a &ldquoatenção plena&rdquo, contribuindo para que a pessoa foque no presente⁸.
Atualmente, por conta de rotinas extremamente sobrecarregadas de responsabilidades, pode ser difícil focar no presente devido à ansiedade que a quantidade de atividade futuras causam.
Diante disso, meditar ou fazer yoga, que são técnicas de mindfulness, são dicas do que fazer para se concentrar melhor⁸.
Aliás, uma revisão de estudos publicada na revista científica Clinical Psychology Review concluiu que o mindfulness pode ajudar a melhorar a concentração, assim como outras funções cognitivas⁸.
Suplementos podem ajudar a se concentrar melhor?
Sim, certos suplementos alimentares são capazes de ajudar na melhora da concentração, porque alguns deles são formulados com nutrientes que atuam nos processos das funções cognitivas.
Contudo, o ideal é que você consulte um médico e faça exames antes de tomar qualquer decisão. Dessa forma, é possível entender se o seu organismo precisa da complementação de algum nutriente.
Se, porventura, você precisar de suplementação, nós recomendamos a Vitasay50+ criada com o objetivo de trazer vitalidade aos brasileiros que chegaram nos 50 anos e querem que esta fase seja ativa e repleta de saúde.
Que tal colocar em prática as nossas dicas do que fazer para se concentrar melhor? Acesse o nosso blog e veja mais conteúdos caso você queira ver outras recomendações sobre saúde e bem-estar!
Referências consultadas
1. Walker MP. The role of sleep in cognition and emotion. Ann N Y Acad Sci. 20091156:168-197.
2. Centers for Disease Control and Prevention - CDC. How much sleep do I need? 2017.
3. Gomez-Pinilla F, Hillman C. The influence of exercise on cognitive abilities. Compr Physiol. 20133(1):403-428.
4. Centers for Disease Control and Prevention - CDC. How much physical activity do adults need? 2020.
5. Gómez-Pinilla F. Brain foods: the effects of nutrients on brain function. Nat Rev Neurosci. 20089(7):568-578.
6. Einöther SJ, Giesbrecht T. Caffeine as an attention enhancer: reviewing existing assumptions. Psychopharmacology (Berl). 2013225(2):251-274.
7. DeLoach AG. Tuning the cognitive environment: Sound masking with &ldquonatural&rdquo sounds in open-plan offices. J Acoust Soc Amer. 2015137(4):2291.
8. Chiesa A, Calati R, Serretti A. Does mindfulness training improve cognitive abilities? A systematic review of neuropsychological findings. Clin Psychol Rev. 201131(3):449-464.