Como saber se estou na menopausa

A pirâmide etária do brasileiro está mudando. As pessoas estão vivendo mais e melhor. Estima-se que, em 2030, o País terá a quinta população mais idosa do mundo. Ou seja, cada vez mais as mulheres vão buscar entender “como saber se estou na menopausa?”, certo?

Por isso, preparamos este texto com os principais sinais que a mulher sente ao iniciar o caminho da menopausa. Você sabia que ela é dividida por fases? Tem ideia de com quantos anos começa a menopausa?

Se a resposta foi não e você deseja entender o que é, quais são os sintomas e quanto tempo dura a menopausa, continue a leitura e aprofunde o conhecimento sobre o seu corpo.

O que é menopausa?

A menopausa é a fase da vida em que há a interrupção biológica da menstruação. Ela é um processo natural que acontece durante o envelhecimento da mulher, devido às diversas transformações ocorridas no organismo ¹.

O cessar das menstruações espontâneas acontece pela redução da atividade dos ovários e da alteração da estrutura dos seus folículos. Isto é, os ovários param de produzir e liberar os óvulos todos meses ¹.

Em paralelo, há a redução da produção de estrogênio, causando uma nova condição hormonal, caracterizada por hipoestrogenismo ¹. 

Por isso, antes de responder à pergunta “como saber se estou na menopausa”, precisamos deixar bem claro o que é menopausa e quais são as etapas em que ela acontece.

Esse processo natural é diagnosticado a partir da data do último ciclo menstrual, depois de 12 meses consecutivos de amenorreia (ausência da menstruação) sem causas patológicas ou fisiológicas ².

Normalmente a descoberta se faz por meio de exames que dosam o hormônio folículo-estimulante (FSH), responsável por estimular a secreção de estrogênio ².

Quanto tempo dura a menopausa?

Para descobrir “como saber se estou na menopausa” é preciso se atentar a cada uma de suas fases e seus respectivos tempo de duração.

Afinal, por ser um processo biológico natural, o tempo de cada etapa pode variar bastante de acordo com cada mulher. Você é única. E o funcionamento do seu organismo também é singular.

Veja quanto tempo dura a menopausa de acordo com suas respectivas fases da vida ¹:

  1. Climatério

É a etapa que a mulher se torna não reprodutiva. Esse processo é contínuo e acompanha as próximas fases: pré a pós-menopausa.

Normalmente, ao começar a perder o seu poder de reprodução, não há a presença de sintomas.

  1. Pré-menopausa

Ela aparece por volta de cinco a dez anos antes da menopausa efetiva.

Na pré-menopausa há um déficit de progesterona e os folículos apresentam uma resposta lenta e ineficiente aos estímulos dos hormônios (como o FSH e o LH), proporcionando uma menstruação com duração mais curta e, posteriormente, mais longa.

Isto é, essa etapa é definida pela transição do período reprodutivo para o não reprodutivo.

  1. Perimenopausa

É na perimenopausa que os sintomas podem começar a aparecer. Essa fase é marcada pelos ciclos irregulares de menstruação e sintomas endócrinos, biológicos e clínicos. 

Ela é a última etapa antes da menopausa e pode acontecer a partir dos 40 anos, sendo mais comum evoluir em mulheres entre 42 e 45 anos ².

  1. Menopausa

Aqui, há a falência total da atividade endócrina dos ovários, ou seja, a interrupção da menstruação há 12 meses consecutivos.

Os sintomas podem se agravar durante esse período, mas, com a ajuda de suplementos, hormônios e medicações, é possível amenizá-los ².

Leia mais: Suplementos alimentares e multivitamínicos na menopausa: 6 nutrientes benéficos

  1. Pós-menopausa

A pós-menopausa é a última etapa após a cessão da menstruação. Geralmente, alguns sintomas perduram nessa fase durante dois anos e tendem a diminuir com o tempo ².

Como saber se estou na menopausa?

Mas, afinal, como saber se estou na menopausa? Depois de conhecer rapidamente cada etapa desse processo natural da mulher, veja quais são os principais sintomas da menopausa para identificá-la mais facilmente.

Porém, é muito importante que, ao identificar alguns sinais, que você procure um médico de sua confiança para realizar exames e entender quais serão os procedimentos adotados.

Sintomas vasomotores

Os sintomas vasomotores atingem cerca de 60 a 80% das mulheres na perimenopausa até a pós-menopausa. Sendo mais intensos durante os dois primeiros anos e cessando, geralmente, depois de cinco anos da menopausa ¹.

Eles incluem suor e calor excessivo, que podem se revezar com suor frio e suor noturno. São acompanhados por aumento da frequência cardíaca e do fluxo sanguíneo periférico. Esses sintomas não são controláveis e nem previsíveis ¹.

Especialistas definem esses sintomas como uma onda súbita de calor intenso, que começa no tórax e avança para o pescoço e o rosto, podendo acompanhar sudorese profunda, palpitações e ansiedade ²

Para amenizar essas ondas incontroláveis de calor, é possível o tratamento com estrogênio e ainda mudanças de hábitos e comportamentos, como diminuir a temperatura do ambiente, consumir alimentos e bebidas frias, parar de fumar, praticar atividades físicas e exercícios de relaxamento ².

Sintomas psicológicos

Outro sinal que possa responder “como saber se estou na menopausa” é a alteração de sono. Muitas mulheres se queixam da dificuldade em dormir e em manter o sono, apresentando insônia matinal, por exemplo ².

Esse sintoma costuma atingir aproximadamente 38% das mulheres e são mais intensos na fase tardia da perimenopausa e em pessoas com pós-menopausa cirúrgica ².

A hormonoterapia é indicada para melhorar a qualidade do sono e, consequentemente, a qualidade de vida ².

Continue aprendendo: 4 dicas de como regular o sono e voltar a dormir bem

Sintomas genito-urinários

A redução de estrogênio no organismo leva também à transformação na mucosa vaginal, no aumento do pH e da diminuição da lubrificação vaginal ¹.

Uma dessas alterações é a atrofia vulvovaginal, que reduz o comprimento da vagina e o fluxo sanguíneo para a região. Porém, nem todas as mulheres apresentam esse sintoma ².

Outros indícios genito-urinários que mostrem a proximidade ou a permanência na menopausa são ¹:

  • aumento de infecções urinárias devido a mudança de pH da vagina e ao afinamento da mucosa urogenital;

  • síndrome uretral e redução do tônus muscular pélvico, que pode causar incontinência urinária;

  • diminuição da libido.

Se ainda está com dúvidas de “como saber se estou na menopausa”, continue lendo mais alguns outros sintomas comuns dessa fase da vida:

  • perda progressiva de colágeno cutâneo, com redução da tonicidade da pele e aparecimento de rugas ¹;

  • osteoporose causada pela carência de estrogênio e outros processo do envelhecimento ¹;

  • aumento de peso devido a alterações fisiológicas e comportamentais, como falta de atividades físicas e alimentação desregulada ²;

  • alterações de humor, podendo gerar quadros depressivos e de ansiedade ²;

  • memória mais fraca ².

Com quantos anos começa a menopausa?

Agora que você já consegue desvendar a resposta para “como saber se estou na menopausa?”, é hora de compreender qual é a idade que a menopausa costuma “dar as caras”.

Normalmente, as primeiras fases da menopausa começam entre os 45 e 55 anos de idade. Elas estão associadas a fatores genéticos ou externos, como o tabagismo, o alcoolismo, alguns medicamentos e tratamentos etc ².

Estudos confirmam que a menopausa pode ser antecipada dois anos antes para mulheres fumantes, por exemplo ².

Há ainda a chamada menopausa precoce e a tardia, entenda mais ²:

  • precoce: quando a menopausa ocorre antes dos 40 anos, induzida pelo tabagismo, alcoolismo, doenças, cirurgias, remédios, irradiação e alterações genéticas;

  • tardia: a que acontece após os 53 anos e precisa ser acompanhada por um médico especialista.

Ou seja, não tem como fugir: a menopausa chega para todas as mulheres do mundo! Mas, com um estilo de vida mais saudável e acompanhamento médico eficaz, é possível amenizar e cessar os sintomas da menopausa durante a meio e a terceira idade.

Se quiser entender “como saber se estou na menopausa” ainda melhor, conecte-se com o funcionamento do seu corpo e fique atenta aos sinais. Dessa forma, será possível se consultar com um profissional que dará o diagnóstico adequado.

Saiba mais sobre a menopausa com outros artigos da Vitasay:

Conheça a linha de vitaminas Vitasay em www.vitasay.com.br.

 

Antunes, Susana, Ofélia Marcelino, e Tereza Aguiar. Fisiopatologia da menopausa. Revista Portuguesa de medicina geral e familiar 19.4 (2003): 353-7.

CAVADAS, Luís Filipe, et al. ABORDAGEM DA MENOPAUSA. Acta Med Port 23 (2010): 227-236.