Imagem do post Esporte e saúde: conheça os 5 melhores esportes para praticar depois dos 50

Não é segredo para ninguém que esporte e saúde são dois aspectos que estão diretamente associados. Mas, especialmente quando falamos na meia idade, a prática de exercícios é ainda mais indispensável.

Isso porque, com o passar dos anos, o organismo passa por um desgaste natural, e diversas mudanças acontecem. Esse é o caso, por exemplo, da perda da força muscular, que chega a diminuir, progressivamente, cerca de 1% a 2% ao ano

Fora isso, também é preciso lidar com a perda do equilíbrio, a perda óssea, as dores crônicas e a inflexibilidade das articulações. Apesar desses processos serem naturais e incontroláveis, é possível atrasar seu aparecimento mantendo uma vida ativa e saudável.

Para isso, você pode contar com a prática de atividades físicas. A seguir, veja quais os principais benefícios do esporte para a saúde, além de descobrir os melhores esportes para praticar depois dos 50.

Esporte e saúde: 5 atividades físicas para praticar

À medida que a idade avança, problemas de saúde e limitações físicas se tornam mais frequentes para muitas pessoas. Para aqueles que se mantem ativos, no entanto, a realidade pode ser bem diferente.

O esporte e a saúde estão diretamente associados, sobretudo durante o envelhecimento. Isso porque, quando o corpo está ativo, todo o organismo também se mantém assim.

No entanto, o mesmo vale para a situação inversa: uma pessoa sedentária vai, aos poucos, tornando o funcionamento do seu corpo cada vez mais lento.

Basta pensar no bicho-preguiça, por exemplo, que passa tantas horas parado ou dormindo que, ao se movimentar, faz tudo com grande lentidão.

Para evitar que esse processo aconteça com você, o primeiro passo é conhecer os melhores esportes para praticar depois dos 50. Já o segundo passo, é claro, é escolher um ou mais e praticá-los. 

Portanto, veja agora quais os melhores esportes para a meia idade e escolha o que você deseja praticar.

1. Pilates

Quando falamos em esporte e saúde, não é a intensidade ou o impacto que irá definir a eficácia do exercício.

Na verdade, uma atividade mais leve, como é o caso do pilates, também pode proporcionar benefícios incríveis para a saúde.

Apesar de sua prática ser muito associada à reabilitação de pessoas fraturadas, o pilates também é uma alternativa interessante para a prevenção de lesões, o que pode ser útil durante o envelhecimento, época em que muitos se tornam mais vulneráveis fisicamente.

Além disso, o pilates também ajuda a:

  • fortalecer o core (responsável pelo equilíbrio corporal);²
  • melhorar a flexibilidade e mobilidade;³
  • diminuir dores musculares;4
  • aumentar a densidade óssea.5

2. Caminhada

A caminhada é uma velha conhecida do combo esporte e saúde. Não à toa, claro, mas devido aos inúmeros benefícios que sua prática pode trazer, principalmente quando falamos nos melhores esportes para praticar depois dos 50.

Segundo o National Institute on Aging, um bom esporte para a meia idade é aquele que trabalha as quatro áreas principais do condicionamento físico: resistência, flexibilidade, equilíbrio e força. E a caminhada é uma das atividades que pode atender todos esses pontos.6

Além de atuar nesses aspectos tão relevantes para a saúde durante o envelhecimento, caminhar também ajuda a:

  • manter o peso corporal controlado;
  • combater problemas cardiovasculares;7
  • controlar a glicose no sangue;8
  • reduzir as dores nas articulações;
  • melhorar a resposta do sistema imunológico.

Para obter todos esses ganhos, não é preciso correr uma maratona. Basta caminhar cerca de 30 minutos por dia para ver, na prática, a relação entre o esporte e a saúde.

3. Hidroginástica

A hidroginástica é aquela atividade que carrega a fama de ser um melhores esportes para praticar depois dos 50, e com razão!

A atividade aeróbica na água auxilia na:

  • manutenção da flexibilidade;
  • aumento da força;
  • aumenta a resistência física;
  • melhora problemas nas articulações, como osteoartrite e artrite reumatoide;9
  • entre outros benefícios.

Além disso, por ser uma atividade aquática, o seu impacto no corpo é menor (lembre-se: baixo impacto, mas não poucos benefícios). Isso torna o exercício muito interessante para pessoas com condições de saúde como a osteoporose e fibromialgia, além de pessoas lesionadas e gestantes.

Como para praticar a hidroginástica é necessário ter acesso a uma piscina e a supervisão de um profissional, o mais indicado é buscar por academias e centros esportivos que oferecem essa prática.

Assim, você aproveita para socializar com as outras pessoas da turma, melhorando não apenas a saúde física, mas também cuidando da saúde mental.

4. Vôlei adaptado

Outra indicação que não pode ficar de fora ao falar em esporte e saúde é o vôlei adaptado. Essa é uma modalidade do esporte pensada para pessoas que já estão na meia idade e precisam optar por atividades de menor impacto.

Mantendo os passos originais do voleibol, a versão adaptada permite que pessoas com alguma limitação física ou que precisam de maiores cuidados na prática da atividade, possam jogar sem riscos, em uma força e movimentação segura.

Seus benefícios para a saúde, assim como os outros exercícios citados, abrangem os aspectos físicos, cognitivos e sociais.

No vôlei, em especial, a mente é utilizada tanto quanto o corpo, pois é necessário pensar em estratégias e jogadas para ganhar a partida.

Além disso, o exercício contribui com a:

  • melhora da coordenação motora e o controle corporal;
  • controle do peso corporal, melhora do metabolismo e prevenção da obesidade;10
  • redução dos níveis de estresse e ansiedade;
  • aumento da flexibilidade, mobilidade e agilidade.

5. Dança

Por fim, entre os melhores esportes para praticar depois dos 50, certamente a dança é uma das mais indicadas.11

Pode ser que você não se interesse por atividades físicas de força, de flexibilidade, ou algo do tipo, mas e se pudesse se divertir com música e conseguir todos esses benefícios por meio da dança?

A dança é uma atividade que permite movimentar todo o corpo, cada membro, proporcionando ganhos integrais para a saúde — principalmente um bom condicionamento físico e equilíbrio.

Assim, além de atuar no físico, ela também melhora o humor, reduz a ansiedade, proporciona bem-estar e tantos outros pontos que contribuem também para a saúde mental do praticante, principalmente durante a meia idade.

Já deu para perceber que esporte e saúde estão sempre na mesma linha, certo? Movimentar o corpo é uma das formas mais poderosas de garantir um envelhecimento saudável.

Além disso, as suplementações também podem ser verdadeiros aliados. O Vitasay 50+ Cálcio, por exemplo, ajuda a manter os ossos mais fortes 12, contando com cálcio de alta absorção*13,14 (Cálcio Citrato Malato), vitamina D e magnésio em sua composição.

Antes de optar pela suplementação, porém, é indispensável procurar por atendimento médico para analisar a sua necessidade.

Por isso, não esqueça de manter o acompanhamento médico para chegar aos 50 anos com vitalidade e saúde!

*Cálcio citrato malato possui absorção quase 2 vezes maior em comparação ao carbonato de cálcio.

Keller K, Engelhardt M. Strength and muscle mass loss with aging process. Age and strength loss. Muscles Ligaments Tendons J. 2014; 3(4):346-50. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24596700/. Acesso em: novembro/2021. Kulkarni M, et al. Effects of pilates on core muscle strength and endurance in post 6 months delivered women.Proteus Journal, 2020; 11(8): 136-151.Disponível em https://www.researchgate.net/publication/344806899_EFFECTS_OF_PILATES_ON_CORE_MUSCLE_STRENGTH_AND_ENDURANCE_IN_POST_6_MONTHS_DELIVERED_WOMEN. Acesso em: novembro/2021. Oliveira LC, et al. Comparison between static stretching and the Pilates method on the flexibility of older women. J Bodyw Mov Ther. 2016; 20(4):800-806. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27814860/. Acesso em: novembro/2021. da Luz MA Jr, et al. Effectiveness of mat Pilates or equipment-based Pilates exercises in patients with chronic nonspecific low back pain: a randomized controlled trial. Phys Ther. 2014; 94(5):623-31. Disponível em https://academic.oup.com/ptj/article/94/5/623/2735567 Acesso em: novembro/2021. Oksuz S, Unal E. The effect of the clinical pilates exercises on kinesiophobia and other symptoms related to osteoporosis: Randomised controlled trial. Complement Ther Clin Pract. 2017; 26:68-72. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28107853/. Acesso em: novembro/2021. National Institute on Aging. Four Types of Exercise Can Improve Your Health and Physical Ability. Disponível em https://www.nia.nih.gov/health/four-types-exercise-can-improve-your-health-and-physical-ability. Acesso em: novembro/2021. Zheng H, et al. Quantifying the dose-response of walking in reducing coronary heart disease risk: meta-analysis. Eur J Epidemiol. 2009;24(4):181-92. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19306107/. Acesso em: novembro/2021. DiPietro L, et al. Three 15-min bouts of moderate postmeal walking significantly improves 24-h glycemic control in older people at risk for impaired glucose tolerance. Diabetes Care. 2013; 36(10):3262-8. Disponível em https://care.diabetesjournals.org/content/early/2013/06/03/dc13-0084. Acesso em: novembro/2021. Centers for Disease Control and Provention. Health Benefits of Swimming. Disponível em https://www.cdc.gov/healthywater/swimming/swimmers/health_benefits_water_exercise.html. Acesso em: novembro/2021.Türksoy A, et al. (2012). Comparison of pre and post-anxiety levels of volleyball players aged 11-14. International Journal of Academic Research, 2012; 4(1):143-147. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/292151764. Acesso em: novembro/2021.Hwang PW, Braun KL. The Effectiveness of Dance Interventions to Improve Older Adults' Health: A Systematic Literature Review. Altern Ther Health Med. 2015; 21(5):64-70. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5491389/. Acesso em: novembro/2021.Dawson-Hughes B, Harris SS, Krall EA, Dallal GE. Effect of calcium and vitamin D supplementation on bone density in men and women 65 years of age or older. N Engl J Med. 1997;337(10):670-676.Andon MB, Lloyd T, Matkovic V. Supplementation trials with calcium citrate malate: evidence in favor of increasing the calcium RDA during childhood and adolescence. J Nutr. 1994;124(8 Suppl):1412S-141.Heaney RP, Dowell MS, Bierman J, Hale CA, Bendich A. Absorbability and cost effectiveness in calcium supplementation. J Am Coll Nutr. 2001;20(3):239-246.