O que é distensão muscular

As lesões nos músculos são motivos frequentes da visita ao consultório de um ortopedista. Atletas amadores, profissionais e os considerados de fim de semana podem causar danos ao corpo durante seus treinos e exercícios ¹.

Por isso, é importante entender o que é distensão muscular e como ela se diferencia de outros tipos de lesões mais graves, como estiramentos e contraturas.

Além disso, é preciso saber como evitá-las e tratá-las, caso já apresente alguns dos principais sintomas.

Vamos lá? Leia este artigo até o final e saiba tudo sobre distensão muscular, suas causas, seus sintomas e o que fazer para evitar se machucar e conseguir manter a frequência em suas práticas de atividades físicas.

O que é distensão muscular?

A distensão muscular é considerada o grau menos grave entre as lesões existentes. Ela se caracteriza por uma sensação de dor, mas que não chega a paralisar a área afetada ¹.

Ou seja, o músculo que sofreu a distensão fica dolorido, mas não há um ponto determinado com dor em maior intensidade ¹.

O músculo é composto por diversas fibras, que são unidas entre si pelos tecidos conjuntivos. Cada uma delas possui miofibrilas, que são contráteis. A distensão muscular causa lesões de pequeno alongamento a essas miofibrilas, com também pequena consequência funcional. Ou seja, os movimentos ficam doloridos, mas não limitados ².

Em termo de comparação, há o estiramento muscular que é uma lesão muito mais grave do que a distensão. Nele, a pessoa rompe algumas fibras de modo pequeno ou grande e sente uma dor intensa, com limitação de movimento da área lesionada ¹.

Isto é, a distensão muscular é uma lesão leve e reversível, que não causa danos mais graves às fibras dos músculos. Portanto, seu tratamento é mais rápido e apresenta bastante eficácia quando seguido da forma correta ².

Quais são as causas da distensão muscular?

As principais causas da distensão muscular estão relacionadas a fatores intrínsecos, que são causados pela própria pessoa, como:

  • pouco ou falta de aquecimento antes da prática de atividades físicas ¹;
  • contrações musculares muito rápidas durante os exercícios ¹;
  • perda de equilíbrio ¹;
  • movimentos incorretos na execução de determinados exercícios ou esportes ¹;
  • falta de condicionamento físico ¹;
  • muita carga usada para o exercício, acima da tolerância do corpo ¹;
  • abuso no consumo de esteróides ¹;
  • imaturidade esquelética ¹.

Além dessas, há também a fadiga muscular, sentida antes de se iniciar a prática de atividades. A fadiga altera o metabolismo e deixa o corpo mais vulnerável às lesões ².

Nesse momento de fadiga, a glicose está mais baixa, o músculo está com alta concentração de produtos ácidos, a circulação sanguínea está reduzida e o oxigênio fica insuficiente para neutralizar as substâncias tóxicas acumuladas ².

Leia também: O que é resistência muscular e os melhores exercícios para aumentar

Como evitar a distensão muscular?

Ao entender o que é distensão muscular, não pense que é apenas uma lesão leve e corriqueira. Caso ela não seja tratada de modo correto, ela pode se tornar uma lesão crônica e prejudicar a qualidade de vida da pessoa.

Afinal, após a primeira lesão nos músculos, eles ficam mais vulneráveis a adquirir novos traumas. O corpo humano é um conjunto e funciona de modo interligado diariamente. Ou seja, há ainda a possibilidade de uma lesão gerar danos a outros grupos musculares, que ficam sobrecarregados ¹.

Porém, há muitas formas de aprender como evitar a distensão muscular. Veja dicas recomendadas por médicos e especialistas em atividades físicas e esportivas.

  1. Respeitar os limites do corpo e investir no condicionamento geral. A maior parte das lesões e distensões musculares são causadas por falta de condições físicas, psicológicas, técnicas e táticas durante a execução dos movimentos ¹.
  2. Usar cargas condizentes com as condições físicas no momento para evitar acidentes durante o treino e lesões agudas que, com o tempo, podem se tornar crônicas  ¹.
  3. Focar no fortalecimento muscular para que as cargas sejam aumentadas de acordo com a capacidade muscular do praticante. O ganho de massa magra é um processo gradual e deve-se evitar ansiedade em adquirir resultados em pouco tempo ¹.
  4. Utilizar equipamentos protetores que suportam e protegem determinadas partes do corpo e evitam lesões, principalmente nas articulações. Eles precisam ser resistentes e não limitar os movimentos lentos, rápidos ou bruscos  ¹.
  5. Realizar aquecimento corporal prévio e gradual para preparar os músculos, as articulações, os tendões e os ligamentos para os exercícios ¹. O aquecimento aumenta a temperatura do corpo, melhora a eficiência da contração muscular e a amplitude dos movimentos ².

Aprenda mais: Quer ganhar massa magra? 7 dicas práticas para adotar hoje!

Como tratar a distensão muscular?

O tratamento para distensão muscular não é algo doloroso e/ou demorado. Ao ler o que é distensão muscular, percebe-se que ela é considerada uma lesão de baixo grau, com pouca dor, sem causar problemas funcionais ¹.

Mas, mesmo sendo uma lesão leve, é preciso interromper a prática de atividades físicas até a dor e o desconforto passarem. Caso não haja repouso, a lesão pode se agravar ¹.

Outro fator relevante é não anestesiar as dores, mas sim tratar a lesão com fortalecimento muscular acompanhado por profissionais especializados, fisioterapia, avaliações médicas de ortopedistas, entre outras terapias.  Após a recuperação total, pode-se voltar a praticar exercícios normalmente ¹.

O tempo de recuperação da distensão muscular é de, aproximadamente, uma semana depois do fortalecimento e relaxamento muscular e repouso ².

Saber o que é distensão muscular pode passar a falsa impressão de que basta cessar os exercícios e esperar sete dias para voltar a praticá-los. Porém, é recomendado que procure um ortopedista para que ele possa verificar o grau da lesão e orientar os devidos tratamentos ².

Para evitar a distensão muscular, é recomendado seguir as dicas dadas mais acima. Afinal, cuidar bem do corpo significa investir em mais qualidade de vida e bem-estar ao longo dos anos.

Quer aprender mais? Leia mais artigos em nosso blog:

Conheça a linha de vitaminas Vitasay em www.vitasay.com.br.