Hmb suplemento

O suplemento de HMB é usado por praticantes de atividades físicas no nível amador e profissional para melhorar o desempenho da massa muscular ¹. 

O ganho de massa e força muscular é buscado por muitas pessoas além dos praticantes de exercícios. Como, por exemplo, portadores de algumas doenças e quem desenvolve sarcopenia ou quer evitá-la ².

Logo, a busca por métodos que contribuem para o fortalecimento dos músculos, ajudou pesquisas e estudos a descobrirem os benefícios do suplemento de HMB ². 

Os resultados da suplementação é claro que variam de pessoa para pessoa, mas, no geral, ela facilita o ganho de massa muscular, além de acelerar a recuperação dos músculos após as atividades ².

Quer entender melhor sobre esse assunto? Continue a leitura e aprenda:

  • o que é HMB?

  • quais são os benefícios do suplemento de HMB?

  • como tomar HMB em cápsulas? qual a dose recomendada?

O que é HMB?

O betahidroxi-beta-metilbutirato, mais conhecido como HMB, é um metabólito (produto do metabolismo) do aminoácido L-leucina, sintetizado no fígado e nas células musculares ². Estudos estimam que aproximadamente 5% de toda L-leucina oxidada no corpo humano seja convertida a HMB, correspondendo a apenas 200 a 400mg por dia ¹.

Diversas pesquisas constataram que o suplemento de HMB atua na redução e no retardo da degradação proteica muscular. Como? Ele é um metabólico que elimina o catabolismo proteico, que é uma das etapas do metabolismo que transforma matéria orgânica absorvida em energia ¹.

Ele tem como principal objetivo promover a adição de massa magra justamente por ser anticatabólico e um potente inibidor da degradação proteica e dos danos musculares ², agilizando, portanto, a recuperação muscular após as atividades físicas.

Os aminoácidos de cadeia ramificada, assim como o HMB, estão associados aos processos de síntese proteica e ao crescimento muscular ². 

Confira também: Suplementos alimentares e multivitamínicos na menopausa: 6 nutrientes benéficos

Benefícios do suplemento de HMB

Como já adiantamos ao explicar o que é HMB, a vantagem mais expressiva da ingestão de suplemento de HMB é o ganho de massa muscular e a recuperação dos músculos após estresse sofrido durante os exercícios físicos.

Logo, o ganho de massa magra corporal é auxiliado também pela ingestão de nutrientes específicos, como os aminoácidos de cadeia ramificada, creatina e proteínas ².

Esses nutrientes são essenciais na alimentação diária, que deve ser variada e equilibrada. Por isso, também é preciso manter uma boa nutrição dos aminoácidos nos alimentos, como os inseridos no grupo dos lácteos, das carnes e das leguminosas (feijão, ervilha etc) ¹.

Mas, como a sintetização do organismo é de apenas 200 a 400 mg de HMB por dia, há a necessidade de suplementação para potencializar os resultados dos exercícios físicos e garantir um envelhecimento mais saudável. 

O uso de suplemento de HMB ainda se mostra efetivo contra a perda de massa muscular e o dano muscular sofrido, prevenindo e tratando também a sarcopenia ¹.

Em um estudo realizado com indivíduos suplementados foi percebido que houve ganho expressivo na força e na massa magra de todos, incluindo ambos os gêneros e diversos níveis de treino ¹.

Além desses benefícios do suplemento de HMB, esse metabólito apresentou efeito terapêutico para diversas doenças, como em pessoas com quadros de catabolismo severo, desnutrição, inflamação, câncer, sarcopenia etc ¹.

Em outra pesquisa realizada com um grupo de indivíduos que tomou placebos e outro que ingeriu o suplemento de Ca-HMB percebeu-se que o grupo suplementado teve ganhos significativos de força muscular e massa magra, tanto em idosos quanto em jovens ³.

Isto é, o suplemento de HMB pode ser usado na saúde e na doença. Seus benefícios são identificados em homens e mulheres que praticam atividades físicas com constância ³.

Como tomar HMB em cápsulas?

Já que a leucina é pouco sintetizada pelo corpo, aprender como tomar HMB em cápsulas contribui para prevenir doenças que atingem a sua função física e otimizar os resultados desejados ao praticar exercícios.

Em um estudo mais recente, descobriu-se que uma pessoa precisaria consumir por meio da alimentação aproximadamente 60g de L-leucina para adquirir 3g de HMB. Logo, o indivíduo teria que ingerir cerca de 600g de produtos lácteos ou de carnes ou 300g de soja ou feijão, por exemplo. Mas eles teriam que ter 100% de biodisponibilidade ¹.

Isto é, a alimentação pode até ser um caminho considerado, mas ela não acompanha os princípios de uma alimentação saudável e equilibrada ¹. E é esse desafio que o suplemento de HMB soluciona.

Outro ponto antes de saber como tomar HMB em cápsulas, é que para surtir efeitos no corpo, é fundamental que a pessoa não seja sedentária. Pois a atuação do metabólito acontece quando há exposição à contração muscular ³.

Por isso, os atletas amadores e profissionais potencializam a sua performance esportiva com o uso do HMB ³. 

Mas, qual a recomendação diária do suplemento de HMB? Já que a quantidade de aminoácidos essenciais por quilograma de peso é de 14mg de leucina, 10mg de isoleucina e 10mg de valina, a indicação é para que a dose de HMB seja de 3g por dia ³.

Mais uma dica:

  • a combinação do suplemento de HMB com vitaminas, minerais, creatina, carboidratos e proteínas apresentam bons resultados segundo algumas pesquisas ².

Percebeu a importância de entender como o nosso organismo funciona para adquirir novos hábitos e estilo de vida? Investir tempo em cuidar da saúde é fundamental para desenvolver uma ótima qualidade de vida e contribuir para a longevidade.

O envelhecimento é um processo natural do corpo, mas, com o avanço tecnológico e os estudos científicos, é possível minimizar ações causadas pelo tempo ou por determinadas doenças. E o suplemento de HMB é um dos caminhos.

Entenda mais sobre como cuidar do seu corpo e da sua saúde na medida certa:

Conheça a linha de vitaminas Vitasay em www.vitasay.com.br.