Biotipo mesomorfo

O biotipo mesomorfo é um dos mais desejados pelas pessoas. Porte atlético, facilidade para ganhar massa muscular e dificuldade de reter gordura corporal. Mas, apesar dessas vantagens, é preciso entender como potencializar os resultados dos treinos por meio dos exercícios corretos e, claro, pela alimentação diária ¹,².

O termo mesomorfia se relaciona com o tecido muscular esquelético do corpo ¹. Além dele, há outras duas classificações de somatotipos, que indicam os perfis corporais a partir de proporções dos ossos, da gordura e dos músculos ².

Elas são: endomorfia, que se refere à gordura relativa, e a ectomorfia, que é associada ao comprimento dos ossos. Os seres humanos possuem os três biotipos, mas apenas um deles é predominante ⁶.

Se você é considerada uma pessoa mesomorfa, continue a leitura que separamos várias dicas para estimular a sua hipertrofia e comer bem, adequando a alimentação e o treino ao seu tipo de corpo. Vamos lá? Boa leitura!

O que é o biotipo mesomorfo?

O biotipo mesomorfo é caracterizado principalmente pelo porte atlético, com grande relevo muscular aparente. Fatores genéticos propiciam a facilidade de ganhar massa magra e perder gordura corporal. A estrutura óssea é grande, os ombros e o peitoral são largos e a cintura mais fina ¹,³.⁴.⁵.

Algumas pesquisas estimam que esse tipo de corpo é visto em aproximadamente 10% a 15% na população ⁶. Geralmente, esse biotipo é encontrado em levantadores de peso ¹.

Tipos da mesomorfia

Pelo fato de todas as pessoas possuírem os três biotipos, mas apenas um predominar, as categorias de classificação do perfil corporal podem ser combinadas. Elas são descritas com os dois maiores somatotipos predominantes ².

Veja quais são as classificações existentes que envolvem o biotipo mesomorfo ²:

  • ectomorfo-mesomorfo: o predominante é o ectomorfo e, em segundo lugar, o mesomorfo;
  • endomorfo-mesomorfo: o predominante é o endomorfo e, em segundo lugar, o mesomorfo;
  • mesomorfo equilibrado: predominância do mesomorfo e o ecto e o endomorfo são iguais ou com valores muito próximos;
  • mesomorfo endomórfico: há o predomínio da mesomorfia e, em seguida, da endomorfia;
  • mesoendomorfo: quando a pessoa possui valores iguais da meso e da endomorfia ou então eles diferem em poucas unidades;
  • mesomorfo ectomórfico: quando há o domínio do mesomorfo e, em segundo ludar, do ectomorfo;
  • mesoectomorfo: os valores são iguais ou diferem muito pouco em relação à mesomorfia e a ectomorfia.

De acordo com pesquisadores, de modo geral, os homens são mais mesomorfos do que as mulheres, que apresentam em maior quantidade o biotipo endomorfo. E, em relação à ectomorfia, ambos os sexos são semelhantes ².

Leia também: Como fortalecer os ossos e os músculos? Conheça 3 dicas!

Quais são os tipos de corpo mesomorfo?

Mas, afinal como saber se sou mesomorfo? Calma, vamos ajudar! O corpo é mais anguloso, ou seja, possui ombros e peitoral largos, abdômen mais plano e cintura fina. A pessoa que possui esse biotipo tem facilidade de desenvolver tônus muscular e de perder gordura ⁴,⁵.

Há vários níveis da manifestação desse somatotipo ¹:

  • baixa mesomorfia: pouco desenvolvimento muscular e menor diâmetro ósseo;
  • moderada mesomorfia : moderado desenvolvimento dos músculos e maior volume de ossos;
  • alta mesomorfia: alto desenvolvimento muscular e diâmetro ósseo grande;
  • mesomorfia muito alta: desenvolvimento muscular relativo muito alto e esqueleto grande.

Qual é a dieta para mesomorfo?

Por ter facilidade em ganhar músculos e queimar calorias, a pessoa mesoforma não deve relaxar na alimentação. Afinal, os biotipos podem mudar ao longo da vida. É possível que um mesomorfo se torne endomorfo, por exemplo ⁶.

Isto é: o estilo de vida altera o somatotipo e uma pessoa que tem tendência a ser musculosa pode engordar se não fizer uma boa alimentação, praticar exercícios físicos e ter boas noites de sono ².

A dieta para mesomorfo pode conter mais calorias do que a dos endomorfos, por exemplo, pois tendem a queimar rápido as gordurinhas extras. Porém, mesmo assim, é preciso fazer uma alimentação equilibrada e focar na ingestão de carboidratos e gorduras saudáveis ³.

Para potencializar o ganho de músculos, pode-se investir em um maior consumo de proteínas de alto valor biológico, macronutriente essencial para o fortalecimento muscular ⁵. Indica-se, no mínimo, a ingestão de 1,5g de proteína por quilo corporal para estimular a síntese proteica ⁶.

Saiba mais: Recuperação muscular: quais métodos são os mais indicados?

Qual treino é indicado para o biotipo mesomorfo?

O tipo de corpo mesomorfo também precisa de exercícios aeróbicos, feitos de forma estratégica. Por fazerem bem ao funcionamento do organismo e, claro, otimizar a definição muscular, recomenda-se que eles sejam feitos três a cinco vezes por semana, com 40 a 65% da frequência cardíaca de reserva, durante 30 a 60 minutos ⁴.

Algumas atividades aeróbicas indicadas são as que envolvem grandes grupos musculares: corrida, ciclismo, natação, caminhada etc ⁴.

Já os exercícios anaeróbicos, como musculação, podem ser mais intensos e frequentes, já que o biotipo mesomorfo possui características que ajudam a aguentar atividades com técnicas mais avançadas e intensas ⁵.

Mas, não se esqueça de dormir bem e ter qualidade no tempo de descanso. Ele é primordial para a liberação do hormônio de crescimento GH e a recuperação muscular ⁵.

Outras dicas para o praticante de musculação mesomorfo são ⁶:

  • reveze de tempos em tempos os métodos de treino com foco na máxima eficiência e intensidade, como pré-exaustão, drop-set, bi-set, tri-set, agonista-antagonista etc;
  • use a falha concêntrica na sua série para potencializar a hipertrofia, treinando até um limite considerável dos músculos;
  • inclua movimentos multiarticulares no treinamento;
  • foque no desenvolvimento da deltoide para harmonizar com o crescimento dorsal e promover o aspecto de ombros largos.

Considerações finais

O biotipo mesomorfo consegue ganhar massa magra e perder massa gorda com muito mais facilidade do que os outros perfis corporais. Porém, para que ele mantenha o corpo atlético, é necessário cuidar bem dele com treino, dieta e sono adequados.

Mas, como cada organismo funciona de forma diferente, é indicado procurar um médico ou um nutricionista para entender as necessidades nutricionais e saber o que comer e quando.

Gostou de aprender sobre o biotipo mesomorfo? Leia mais textos em nosso blog e confira dicas para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida:

Conheça a linha de vitaminas Vitasay em www.vitasay.com.br.