Falta de potássio no organismo

Você sabia que para cada grama de tecido novo formado no corpo, é preciso cerca de 3 mmol de potássio ³? Ou seja,  esse sal mineral é essencial ao funcionamento de cada célula e, caso haja falta de potássio em nosso organismo, podemos desenvolver sintomas e doenças que são capazes de durar a vida inteira.

O potássio é um sal mineral que participa ativamente do metabolismo, como o ferro, o cálcio, o fósforo, o sódio, o zinco e o selênio. Estima-se que a deficiência desses micronutrientes no corpo atinja aproximadamente 2 milhões de pessoas no mundo ².

Ou seja, apesar de o organismo demandar uma baixa quantidade de cada mineral diariamente, ela é essencial para manter a saúde e o bem-estar e todos os sistemas funcionando em harmonia e equilíbrio.

Vamos falar mais sobre isso? Prossiga a leitura e entenda o que a falta de potássio causa no organismo, quais são os sintomas e as causas mais comuns, e como repor esse mineral essencial por meio da alimentação e/ou suplementos.

O que é o potássio?

O potássio (K) é encontrado na natureza em forma de sal iônico ¹. Ele é o terceiro mineral mais abundante no organismo e, por não ser sintetizado pelo corpo, precisa ser ingerido por meio da alimentação para manter as funções vitais dos músculos, do sistema vascular e dos ossos ⁴.

Esse mineral (chamado também de íon) é absorvido pelo trato gastrointestinal e, em pessoas adultas, é eliminado principalmente pelos rins (90 a 95% da sua carga diária) e pelas fezes (10% a 5%) ¹.

Ele é regulado por alguns elementos orgânicos, que mantém a concentração sérica de potássio em equilíbrio no organismo ³:

  • insulina;
  • equilíbrio ácido-básico;
  • hormônio aldosterona;
  • β2 –agonistas e catecolaminas.

Quais as funções do potássio no organismo?

O potássio possui várias funções no organismo. As principais delas são a sintetização de proteínas e ácido nucleico, regulação do volume e do pH das células, formação e crescimento celular, ativação de enzimas, contração dos músculos e propagação de impulsos nervosos ¹.

Cerca de 98% do potássio é encontrado no compartimento intracelular (CIC) e 2% no extracelular (CEC). Por isso, ele é tão essencial ao bom funcionamento das células, desde a sua formação até sua multiplicação ³.

Veja abaixo as principais funções do potássio no organismo.

Saúde dos músculos

Quem nunca ouviu falar que as câimbras são falta de potássio no organismo? E essa informação está certíssima!

Esse mineral atua diretamente na contração muscular e, quando está em deficiência no corpo, desencadeia câimbras e dores. Além disso, o potássio sintetiza proteínas e acelera o crescimento dos músculos ⁴.

Leia mais: Como fortalecer os ossos e os músculos? Conheça 3 dicas!

Bom funcionamento do sistema nervoso

Outro papel desempenhado por este mineral é a condutividade elétrica dos neurônios, que contribui para a saúde mental, e a vasodilatação do sistema nervoso, que possibilita maior envio de oxigênio no cérebro ⁴.

O potássio ajuda a relaxar as artérias, promovendo uma melhor circulação sanguínea, prevenindo a hipertensão e o Acidente Vascular Cerebral (AVC) ⁴.

Regulação do cálcio

Além de todas as funções mencionadas, o potássio, quando está em equilíbrio no corpo, reduz a eliminação de cálcio pela urina, evitando o desenvolvimento de osteoporose e cálculos renais ⁴.

Falta de potássio no organismo: sintomas

Cientificamente falando, a falta de potássio no organismo é chamada de hipopotassemia ou  hipocalemia. Essa situação é definida pela baixa concentração sérica desse mineral no corpo, menor do que 3,5  mEq/L ³.

A hipocalemia é considerada moderada quando as taxas do nível de potássio estão abaixo de 2,5  a  3,0  mEq/L, e severa quando se encontram abaixo de 2,5 mEq/L ³.

Alguns pesquisadores afirmam que a falta de potássio no organismo é um distúrbio comum, principalmente em pacientes internados ³.

Mas, o que a falta de potássio causa no organismo? Em geral, ela causa alterações leves a graves dos sistemas cardiovascular, neuromuscular e outros ³:

  • músculos do corpo: câimbras, dores, fraqueza e até paralisia em casos mais graves (parada cardíaca);
  • sistema cardiovascular: desenvolvimento de arritmias e da pressão arterial;
  • sistema gastrointestinal: pode gerar constipação;
  • sistema renal: redução da função renal (da taxa de filtração dos rins), aumento da produção de amônia e poliúria (incapacidade de concentrar a urina);
  • sistema endócrino: desequilíbrio na liberação de insulina, gerando intolerância à glicose;
  • sistema nervoso central (SNC): confusão mental, letargia, irritabilidade, apatia, delírios, alteração de humor e afetividade etc.

O que pode causar a falta de potássio no organismo?

Diversos fatores podem afetar a absorção e a eliminação desse mineral, provocando a hipocalemia. Confira as causas mais comuns ³:

  • excesso de insulina no organismo;
  • perdas gastrointestinais, como diarreia;
  • má nutrição;
  • idade avançada;
  • consumo excessivo de bebidas alcoólicas, drogas ou remédios (bário,cloroquina e verapamil);
  • anorexia nervosa grave;
  • redução ou aumento da concentração de bicarbonato no plasma sanguíneo;
  • hipertireoidismo;
  • tratamentos para anemia megaloblástica;
  • hiperalimentação endovenosa;
  • falta de magnésio no organismo.

Entenda melhor: Quais os benefícios do magnésio? Para que ele é indicado, qual a importância? Confira agora!

Como repor potássio no organismo?

Para evitar a deficiência desse mineral essencial, é necessário aprender todas as formas de repor potássio no organismo. A principal delas, claro, é a alimentação, que é capaz de suprir a quantidade diária necessária desse nutriente ¹.

Mas, quando essa não é suficiente ou a pessoa possui algum distúrbio que impacte a absorção e a eliminação desse íon, é preciso consumir suplementos alimentares ².

O tratamento da falta de potássio no organismo, geralmente, baseia-se em 4 pilares ³:

  1. tratamento da causa da hipocalemia (fator causal);
  2. eliminação de outros fatores que induzem a hipocalemia, como a falta de magnésio, medicamentos que eliminam muito potássio na urina e outros distúrbios;
  3. administração oral de potássio por suplementos e reforço na alimentação;
  4. tratamento escolhido de acordo com o estado de saúde do paciente.

Alimentos ricos em potássio

Muitos alimentos são compostos por potássio, porém, a maior concentração desse mineral é encontrada em alimentos de origem vegetal ⁴:

  • cereais integrais: arroz, aveia, cevada e gérmen de trigo;
  • leguminosas: feijão, grão-de-bico e lentilha;
  • frutas: banana, abacate, caqui, kiwi, melão e pêssego;
  • frutos secos: ameixa, amêndoa, amendoim, avelã, castanhas e nozes;
  • leite e derivados: queijo, iogurte etc;
  • vegetais: batata-inglesa, batata-doce, couve, couve-flor, espinafre, tomate, brócolis e cará;
  • peixes: salmão, sardinha, linguado e bacalhau.

Qual a quantidade diária necessária de potássio?

Um adulto saudável precisa consumir cerca de 40 a 70 mEq/dia de potássio por meio da dieta.

Caso o médico indique a reposição desse mineral por meio de suplemento, o mais comum de ser encontrado é o cloreto de potássio (KCI), que pode vir em forma de líquido, comprimido ou cápsula de liberação lenta ³.

Uma alimentação balanceada e a adoção de hábitos saudáveis no dia a dia previnem o aparecimento de sintomas da falta de potássio no organismo, promovendo maior bem-estar e qualidade de vida.

Por isso, não deixe de consumir alimentos ricos nesse mineral e realize atividades que visam a manutenção da saúde física e mental. Aprenda mais em outros artigos do nosso blog:

Conheça a linha de vitaminas Vitasay em www.vitasay.com.br.