Artralgia o que é


Você pode até nunca ter ouvido falar sobre o que é artralgia, mas, com certeza, já sentiu ou conhece alguém que a manifestou em alguma fase da vida. Ela é a popular “dor nas juntas”, ou seja, nas articulações, e está entre um dos tipos mais frequentes de dor ⁵.

Ela pode tornar a vida do paciente mais limitante, principalmente se ele for da terceira idade, faixa etária que mais manifesta esse sintoma. Porém, as dores nas articulações podem atingir pessoas de todas as idades e todos os gêneros devido a várias causas ¹.

Vamos entender melhor sobre o que é artralgia, o que causa inflamação nas articulações, o que é bom para dor nas juntas e quais são os tratamentos indicados? Leia este guia completo até o final e aprenda!

O que é artralgia?

O termo artralgia é proveniente do grego e quer dizer: junção (arthro) + dor (algos). Em outras palavras, artralgia é dor na articulação, popularmente chamada “dor nas juntas” ⁷. Geralmente ela está associada à restrição dos movimentos, podendo levar à total incapacidade de mobilidade da pessoa ⁵.

Ela pode afetar qualquer articulação do corpo. Quando ela se desenvolve em apenas uma única articulação, é chamada de monoartralgia. Já quando se desenvolve em várias articulação, é poliartralgia ⁷.

É importante destacar que ela não é uma doença, é um sintoma causado por algumas patologias. Por exemplo, a artrite causa dores nas articulações, mas a artralgia não desencadeia a artrite ⁷.

Diferença entre artralgia e mialgia

A diferença entre artralgia e mialgia é que a artralgia é um sintoma caracterizado pela dor na articulação. E a mialgia é uma doença que afeta os músculos, causando dores, entre outras manifestações ⁸.

Quais são os sintomas da artralgia?

Os sintomas da artralgia podem ser diversos, dependendo da doença causadora. Porém, as manifestações mais comuns envolvem dor, disfunção e rigidez em uma ou mais articulações ¹.

A artralgia pode durar apenas alguns dias, sendo classificada como aguda, ou então meses ou anos, quando se torna crônica ⁵.

Ela pode afetar uma ou mais articulações e, geralmente, é caracterizada como uma dor surda e vaga, diferente da dor cutânea que é mais aguda e com localização precisa ⁵.

Outro ponto é que a artralgia pode ser ⁵:

  • não inflamatória: com dor durante os movimentos de resistência;
  • inflamatória: com dor mesmo durante os movimentos mais rotineiros.

A artralgia pode causar restrição ou paralisação de movimentos, perda de força muscular, deterioração física e claudicação (após exercícios físicos). Quando acompanhada de dor, ela costuma piorar ao se movimentar ou levantar peso ⁵.

Destacamos que a artralgia em joelhos e outras articulações pode manifestar dor mesmo em repouso, como deitado na cama ⁵.

Além disso, a pessoa pode sentir ⁵:

  • aumento da dor ao apalpar o local com pressão moderada;
  • se a articulação tiver inflamada, é possível que ela fique inchada, quente, sensível e avermelhada;
  • deformidade articular e alteração no crescimento ósseo;
  • redução da amplitude de movimento.

Leia também: Cuidados com a saúde das articulações: 5 dicas práticas