Imagem do post Queda de cabelo masculino: como retardar ou evitar esse processo?


Ninguém gosta de perder cabelo! Afinal, mesmo sem afetar a saúde física do corpo, a queda de cabelo masculino e feminino impactam diretamente o estado mental, como a redução da autoestima e da autoconfiança e maior dificuldade nas relações sociais ¹.

Por modificar tanto a aparência, o cabelo costuma ser sagrado culturalmente. Por isso, é preciso saber cuidar bem dos fios ao longo da vida e evitar doenças que afetam seu crescimento e sua saúde.

Quer entender melhor sobre esse assunto? Aproveite este texto para tirar suas dúvidas sobre o que causa a queda de cabelo masculino, como evitar as principais doenças que acometem os fios e o que os homens podem fazer para retardar esse processo. Boa leitura!

O que causa a queda de cabelo masculino?

A queda de cabelo masculino pode ter diversos motivos, desde a má alimentação até doenças genéticas e/ou autoimunes ¹. Para facilitar, separamos abaixo as causas mais comuns.

Alopecia androgenética

A alopecia androgenética, popularmente conhecida como calvície, é a forma mais comum de perda de cabelo. Ela é uma doença genética, causada pelo excesso de hormônios (como a testosterona), que gera rarefação simétrica e progressiva de fios na parte frontal e na coroa da cabeça ¹.

Ou seja: os folículos capilares são encurtados a cada ciclo de crescimento ao mesmo tempo que ficam mais finos. Esse processo é chamado de miniaturização do folículo ¹.

Estima-se que essa doença afeta cerca de 30% dos homens brancos aos 30 anos de idade e 50% deles por volta dos seus 50 anos ¹. A prevalência da alopecia androgenética na raça branca é quase quatro vezes maior do que em homens afrodescendentes ¹.

A boa notícia é que, mesmo que haja casos de calvície na família, não significa que ela vai se manifestar em todos ³.

Eflúvio Telógeno

O eflúvio telógeno é uma doença que promove a queda rápida de uma grande quantidade de fios do couro cabeludo ². As causas dessa doença estão ligadas ao estresse emocional e físico e a infecções ⁴.

É fácil perceber esse tipo de queda de cabelo masculino. O eflúvio telógeno é percebido durante o banho, por exemplo, quando sai aquele excesso de fios ao mesmo tempo. Ou então na escova na hora de pentear ².

O eflúvio telógeno é dividido em dois tipos  ²:

  • agudo: causas associadas a acontecimentos de três meses antes do começo da queda de cabelo. Em vez de caírem de 100 a 120 fios, caem de 200 a 300 por dia. Os motivos do eflúvio agudo podem ser cirurgia bariátrica ou outra, febre, gripe, dietas restritivas, pós-parto, infecção aguda, sinusite, pneumonia, remédios etc;
  • crônico: a princípio, seus sintomas são iguais ao eflúvio telógeno agudo. Mas, a longo prazo, o homem perde cabelo de forma cíclica: uma ou duas vezes ao ano ou a cada dois anos. A pessoa fica com mais volume na base e menos no comprimento. Está ligado a doenças autoimunes, como a tireoidite de Hashimoto.

Além da queda excessiva e diária de cabelo, o sintoma mais comum do eflúvio telógeno é a coceira no couro cabeludo, principalmente na parte posterior da cabeça ².

Alopecia Areata

A alopecia areata é uma doença autoimune que gera a queda de cabelo masculino. Normalmente ela acontece em poucas áreas do couro cabeludo. Casos mais raros incluem a perda total ou quase completa dos fios ³.

Por ser autoimune, essa doença não tem cura, mas possui tratamento (veremos qual é ao longo do texto). Estima-se que cerca de 1% da população brasileira apresente os seus sinais e sintomas em algum momento da vida ³.

O maior motivo que desencadeia a alopecia areata é o estresse, crises emocionais, traumas físicos e quadros de infecção. Por isso, uma das melhores formas de retardar os efeitos dessa doença é controlar o estresse no dia a dia ³.

Além disso, esse tipo de alopecia não possui danos previsíveis: o cabelo pode crescer de novo mesmo depois de ter caído por inteiro. Por que? Diferentemente da alopecia androgenética, a areata não destrói os folículos pilosos, só os mantém inativos pela inflamação ³.

Os principais sintomas são a perda rápida e intensa de cabelo, com áreas arredondadas, únicas ou múltiplas ³.

Além dessas três principais causas da queda de cabelo masculina, há também ⁴:

  • uso prolongado de determinados medicamentos;
  • doenças e condições médicas;
  • deficiência alimentar;
  • idade avançada (alopecia senil).

Como evitar a queda de cabelo masculino?

Ambas as alopecias não apresentam métodos que mostrem como evitar a queda de cabelo masculino ¹. Assim como ocorre no eflúvio telógeno ⁴.

Porém, há algumas causas que podem ser evitadas, como o estresse diário excessivo.

Destacamos também que as pessoas que sofrem com a perda de fios precisam buscar um dermatologista de confiança para indicar o melhor tratamento. Afinal, em alguns casos, como cirurgias, esse processo é reversível ².

Leia também: Como melhorar a saúde do cabelo? 6 grandes ideias!

O que é bom para queda de cabelo masculino?

Bem, já que você aprendeu que não tem como evitar a queda de cabelo masculino na maior parte dos casos, é preciso saber o que fazer quando perceber seus primeiros sintomas, certo?

Saiba o que é bom para queda de cabelo masculino para cada causa apresentada acima:

  • alopecia androgenética: indica-se remédios específicos, como soluções de minoxidil e 17 alfa estradiol e orais, a finasterida e antiandrógenos sistêmicos, como a ciproterona e espironolactona. E ainda tratamento com laser ou implante de cabelo ³;
  • eflúvio telógeno: normalmente não recomenda-se tratamento por ser um quadro cíclico, que dura de dois a quatro meses, se não houver outra doença relacionada. Em caso de diagnóstico de alopecia, indica-se os medicamentos específicos ²;
  • alopecia areata: há vários tratamentos, como medicamentos de uso tópico, sistêmico e intralesional (infiltração) ³.

Minerais e vitaminas para queda de cabelo masculino BÔNUS

A queda de cabelo masculino pode ser tratada e evitada com a ingestão de determinados minerais, vitaminas e outros nutrientes, sabia? A nutrição está intrinsecamente ligada à saúde capilar ⁵.

Portanto, a indicação de suplementos alimentares precisa ser feita por um médico ou nutricionista e não pode ser realizada de maneira isolada. O consumo de multivitamínicos precisa fazer parte de um planejamento alimentar personalizado ⁵.

Veja quais micronutrientes impactam diretamente na saúde dos fios e contribui para o retardo da queda de cabelo masculino.

Vitamina C

O ácido ascórbico tem poderosa ação antioxidante e atua na síntese de fibras do colágeno. Ela também é fundamental para melhorar a absorção do ferro no organismo, nutriente essencial para a saúde capilar ⁵.

A vitamina C pode ser encontrada em alimentos como frutas cítricas em geral, brócolis e outros vegetais e legumes ⁵.

Biotina

Também conhecida como vitamina B7 tem papel fundamental na síntese de proteínas e na produção de queratina, o que promove a manutenção e o crescimento saudável de cabelo e unhas ⁵.

Ela é encontrada em alimentos como carne vermelha, gema de ovo, frutas, oleaginosas etc ⁵.

Aprenda mais: Entenda o que é biotina e descubra para que serve esse nutriente

Vitamina D

A vitamina D é considerada um pré-hormônio sintetizado na pele por meio da exposição solar (raios UV) e, em quantidades menores, pela ingestão de alimentos como ovos, leite, carnes e peixes ⁵.

Ela age no folículo piloso, sendo responsável pela proliferação e diferenciação celular. Quando há carência de vitamina D no corpo, há a redução do crescimento do folículo. Estudos já comprovaram a deficiência dessa vitamina em casos de alopecia. Ela não é uma causa da doença, mas pode ser um fator desencadeador ⁴.

Vitamina A

A vitamina A, encontrada facilmente em alimentos de origem animal e vegetal, é essencial para várias funções no organismo ⁵.

O excesso ou a carência dessa vitamina no corpo está relacionado com a alopecia. Por isso, ela tem sido usada no tratamento dessa doença, promovendo o aumento do crescimento e do diâmetro dos fios ⁵.

Selênio

Facilmente encontrado em alimentos de origem animal, o selênio atua na síntese de DNA e tem função oxidante no organismo ⁵.

Ele ajuda a manter a saúde do cabelo e das unhas, sendo utilizado também no tratamento de caspa e seborreia. Quando há carência de selênio no organismo, pode-se desencadear a alopecia e hipopigmentação dos cabelos (cabelos brancos) ⁵.

Zinco

O zinco é essencial para o crescimento e a manutenção da saúde do cabelo. A carência desse mineral no corpo promove o afinamento dos fios, deixando-os quebradiços, sem brilho e mais avermelhados ⁵.

Isso porque o zinco participa da síntese de queratina e de ácidos graxos essenciais, que protegem o folículo piloso e ajudam no transporte da vitamina A ⁵.

Esse mineral pode ser encontrado em carnes vermelhas, cereais integrais, tubérculos, castanhas etc ⁵.

Ferro

O ferro é vital para a saúde capilar e para evitar ou tratar queda de cabelo masculino. Quando está em baixa no organismo, ele gera anemia e a consequente perda difusa de fios ⁵.

Ele atua na divisão celular do bulbo capilar, estimulando o crescimento do cabelo ⁵.

Ou seja, a queda de cabelo masculino possui causas variadas. O importante é procurar um dermatologista logo após os primeiros sintomas. Afinal, a perda de cabelo pode estar relacionada a outras doenças que precisam ser investigadas ².

Gostou de aprender sobre as causas e os tratamentos para queda dos fios masculinos? Continue no nosso blog e leia mais sobre:

Conheça a linha de vitaminas Vitasay em www.vitasay.com.br.

1. Mulinari-Brenner, Fabiane, e Ivy Faigle Soares. Alopecia androgenética masculina: uma atualização. Revista de Ciências Médicas 18.3 (2009).

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Eflúvio Telógeno. Disponível em https://www.sbd.org.br/doencas/efluvio-telogeno/. Acesso em julho/2022.

3. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Queda de cabelos. Disponível em https://www.sbd.org.br/cuidados/queda-de-cabelos/. Acesso em julho/2022.

4. Lago, Stéfany Jordane Pereira do. Relação entre déficit de vitamina D e alopecia: uma revisão bibliográfica. (2022).

5. Cruz, Patricia, et al. Nutrição e saúde dos cabelos: uma revisão. Advances in Nutritional Sciences 1.1 (2020): 33-40.