Imagem do post Para que serve melatonina? Como aumentar a produção desse hormônio?

Você sabe para que serve melatonina? Sabe como o hormônio age no organismo humano? 

Existe um grupo de pessoas que, ao anoitecer, já começa a bocejar e cai na cama cedo. Há também aqueles que enfrentam muitas dificuldades para pregar os olhos.  

Seja qual for o caso, sua situação pode estar diretamente relacionada com a produção de melatonina do seu corpo. Você sabia? 

Dormir é uma das ações fisiológicas mais importantes que o nosso organismo realiza. Afinal, é durante o sono que muitas mudanças acontecem em nossos sistemas e na saúde em geral.  

No entanto, ter uma boa noite de sono está cada dia mais longe da realidade de algumas pessoas. Isso é o que concluiu a pesquisa Mapa do Sono dos Brasileiros, que constatou que 65% da população tem problemas de qualidade no sono

Nessas horas, em que dormir se torna um problema, muitos recorrem a medicações químicas ou a soluções naturais para resolver a questão. Porém, poucos sabem que os níveis de melatonina podem ser a raiz do problema.  

A seguir, vamos entender o que é e para que serve a melatonina, e como a baixa produção desse hormônio pode afetar sua noite de sono. Vamos lá! 

O que é e para que serve a melatonina?  

 

Se você já ouviu falar sobre esse hormônio, deve ter se questionado o que é melatonina e para que serve, certo? 

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo cérebro, durante a noite, que atua principalmente como um facilitador e regulador do sono. ¹ 

Ela é produzida quando a luminosidade natural começa a cair, no início da noite, e sua ação no organismo humano está diretamente relacionada ao ciclo circadiano, o nome científico do que conhecemos como "relógio biológico". ² 

Na prática, o ciclo se refere ao período de 24 horas e a todos os processos biológicos internos que acontecem no organismo, incluindo a nossa percepção do dia e da noite, a partir da exposição à luminosidade ou da ausência de luz.  

Assim, de forma resumida, a melatonina é o agente que ajuda o organismo a entender quando é a hora de relaxar e descansar.  

Qual a função do hormônio melatonina no organismo?  

 

Como vimos acima, a melatonina é a grande responsável por garantir um bom funcionamento do ciclo circadiano.  

No entanto, quando falamos sobre para que serve a melatonina, os ganhos para a saúde vão muito além do controle do sono. Quer ver? Então, confira abaixo para que serve a melatonina, além de garantir noites tranquilas. 

1. Combate a depressão sazonal 

 

A depressão sazonal é uma que provoca sintomas comuns do transtorno, como a tristeza, disfunções do sono e apetite, dificuldade de concentração, mas que é característica do inverno, período em que há menos incidência de luz solar. ³ 

Por ter uma relação muito grande com a época mais fria do ano, esse transtorno é mais comum em pessoas que vivem em locais onde o inverno é mais rígido e dura por mais tempo. 

Essa condição acontece principalmente devido aos menores níveis de serotonina e melatonina no organismo adoecido, hormônios responsáveis pelo humor e sono, respectivamente.  

Assim, quando falamos sobre para que serve a melatonina, é importante lembrar a sua ação no combate a essa doença. 

Ao ser ingerida ou naturalmente produzida em níveis satisfatórios, a substância ajuda a regular o ciclo circadiano, controlando a quantidade e qualidade do sono. Assim, afeta diretamente o humor e bem-estar, o que ajuda a prevenir a depressão.  

2. Influencia no crescimento humano 

 

Você já deve ter ouvido falar que o sono é muito importante para o desenvolvimento das crianças, certo? Mas provavelmente não sabia que essa é uma das funções da melatonina no organismo. 

A verdade é que, durante a noite, a substância possui uma ação muito maior do que apenas garantir a qualidade do sono, pois também influencia no crescimento e regeneração celular. 

Isso acontece porque a melatonina, quando em quantidade saudável no organismo, ajuda a aumentar os níveis do hormônio do crescimento (GH). 4 

3. Melhora quadros de refluxo gastroesofágico (DRGE) 

 

A melatonina também serve para tratar algumas condições gastrointestinais, como os refluxos e a azia.  

Nesses casos, sua ação ajuda a relaxar o esfíncter do esôfago, reduzindo quadros de refluxo gastroesofágico.  

Além disso, o hormônio contribui para a redução de ácidos estomacais que podem levar ao desagradável sintoma “queimação”, conhecido como azia. 5 

4. Atua na prevenção de doenças  

 

Por fim, outro aspecto que a melatonina atua positivamente é na prevenção de doenças, devido à sua ação antioxidante. 6 

Se o organismo consegue manter um bom nível de produção do hormônio, pode beneficiar a saúde em geral, pois a substância ajuda a:  

  • prevenir o desenvolvimento de cânceres; 
  • evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares, periodontais e oculares;  
  • tratar doenças mentais; 
  • prevenir o envelhecimento precoce; 
  • evitar a obesidade e a diabetes. ² 

 

Quando o hormônio da melatonina é produzido?  

 

Agora que você sabe para que serve o hormônio melatonina, chegou a hora de entender quando a substância é produzida pelo organismo. 

Na prática, a melatonina serve para que o corpo humano entenda que é noite, ou seja, que é hora de relaxar e adormecer.  

Por isso, a produção de melatonina não acontece exatamente durante o sono, mas antes, quando o sol se põe e há diminuição da luz natural. 7 

Nessa hora, o organismo identifica que é o momento de induzir as funções fisiológicas noturnas. Assim, a melatonina inibe os comandos cerebrais que mantêm o corpo acordado.  

Os níveis máximos de melatonina ocorrem quando não há mais nenhuma incidência de luz natural ou artificial, por o escuro ser o principal estímulo para sua produção. Por isso é tão importante evitar o uso de telas antes de deitar

Quando a luz aparece ao amanhecer, os níveis da substância no organismo são reduzidos, e o corpo entende, então, que é hora de acordar.  

Suplemento de melatonina: para que serve?  

 

 

Se você já ouviu falar sobre a suplementação desse hormônio, certamente ficou pensando para que serve o remédio melatonina, certo?  

Na realidade, o suplemento de melatonina funciona como qualquer outro: quando há uma baixa na produção do hormônio, profissionais da saúde podem indicar a suplementação para que a quantidade da substância no organismo atinja o nível ideal

É importante saber que, apesar de ser possível encontrar suplementos de melatonina em alguns países, no Brasil os remédios com esse ativo ainda estão em fase de aprovação.  

Portanto, se você se interessa sobre esse assunto e quer ficar por dentro de novidades, acompanhe nosso portal e confira outros conteúdos sobre a melatonina e os benefícios da substância! 

Referências consultadas:  

 

1 National Center for Complementary and Integrative Health. Melatonin: What You Need To Know. Disponível em . Acesso em outubro/2021. 

2 Posadzki, P.P., Bajpai, R., Kyaw, B.M. et al. Melatonin and health: an umbrella review of health outcomes and biological mechanisms of action. BMC Med. Disponível em . Acesso em outubro/2021.  

3 Lewy AJ, Lefler BJ, Emens JS, Bauer VK. The circadian basis of winter depression. Proc Natl Acad Sci U S A.Disponível em . Acesso em outubro/2021. 

4 Valcavi R, Zini M, Maestroni GJ, Conti A, Portioli I. Melatonin stimulates growth hormone secretion through pathways other than the growth hormone-releasing hormone. Clin Endocrinol (Oxf). Disponível em . Acesso em outubro/2021.  

5Pereira Rde S. Regression of gastroesophageal reflux disease symptoms using dietary supplementation with melatonin, vitamins and aminoacids: comparison with omeprazole. J Pineal Res. Disponível em . Acesso em outubro/2021.  

6 Reiter RJ, Mayo JC, Tan DX, Sainz RM, Alatorre-Jimenez M, Qin L. Melatonin as an antioxidant: under promises but over delivers. J Pineal Res. Disponível em . Acesso em outubro/2021.  

7 Zisapel N. New perspectives on the role of melatonin in human sleep, circadian rhythms and their regulation. Br J Pharmacol. Disponível em . Acesso em outubro/2021.