Suplementos alimentares


O aumento do consumo de suplementos alimentares cresceu 10% no Brasil em relação ao ano de 2015. Segundo a última edição da Pesquisa de Mercado ABIAD, 59% dos lares no país possuem, no mínimo, uma pessoa que ingere regularmente esses produtos ⁴.

Sendo que 90% dos participantes que afirmaram usar suplementos, disseram que o motivo é para complementar as necessidades nutricionais, e 85% deles para melhorar a saúde e o bem-estar diários ⁴.

Outro ponto relevante dessa pesquisa é que 98% dos pesquisados relataram que se sentem satisfeitos ou muito satisfeitos com o uso regular de suplementos ⁴.

Ou seja, há muitos benefícios dos suplementos alimentares à saúde de todo o corpo.

Porém, é necessário conhecer melhor sobre eles para evitar a ingestão inadequada e prejudicar a qualidade de vida.

Se você se interessa por este assunto, aproveite este texto para tirar as suas dúvidas e aprender o que são e para que servem os suplementos alimentares, quem pode tomá-los e como consumi-los de forma correta.

O que são suplementos alimentares?

De acordo com a definição da ANVISA e do Ministério da Saúde, os suplementos alimentares são produtos que fornecem nutrientes, substâncias bioativas, probióticos e enzimas que complementam a alimentação diária de pessoas saudáveis. Logo, eles não são medicamentos e não servem para curar doenças ¹.

Após muitos anos sem regulamentação adequada, em 2018, o governo brasileiro criou a categoria de suplemento alimentar para facilitar e assegurar o acesso de todos a produtos de qualidade ¹.

Isto é, todos os produtos que eram classificados como “para atletas”, “para gestantes” e “para idosos” (entre outros) foram inseridos dentro da mesma categoria. Ela ganhou regras mais seguras, como o limite mínimo e máximo de consumo, população indicada, comprovações científicas e ingredientes autorizados pelos órgãos responsáveis  ¹.

Há até um site para consulta de produtos e suas respectivas marcas. Se quiser conhecer, é só clicar aqui.

Tipos de suplementos alimentares

Se você acessar algum site ou for à farmácia, vai perceber que há uma imensa variedade de suplementos disponíveis, não é mesmo? Eles podem conter apenas uma substância ou um conjunto delas, como vitaminas e minerais ³.

Os tipos de suplementos alimentares mais encontrados nas prateleiras são em formato de comprimidos, comprimidos efervescentes, cápsulas, líquidos, pós, barras, pastilhas, gomas de mascar e géis ³.

Qual a função dos suplementos alimentares no corpo?

Os suplementos alimentares podem ser constituídos de várias substâncias, como vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e lipídios que ajudam a proporcionar energia ao corpo, e a manter da saúde e a integridade da estrutura do organismo ².

Isso quer dizer, na verdade, que a função dos suplementos alimentares no corpo varia de acordo com os elementos de sua composição ¹.

Por exemplo, as pessoas da terceira idade costumam ingerir suplementos diariamente para retardar os efeitos do envelhecimento no organismo e suprir as demandas nutricionais da dieta, que podem ser afetadas por vários aspectos, como dificuldade em mastigar  e declínio das funções do metabolismo ⁵.

Alguns dos suplementos mais consumidos por esse grupo são os que associam vitamina D e cálcio, que têm como principal função a manutenção da saúde de ossos e músculos ⁵.

Aprenda também: Vitaminas e minerais para fortalecer os ossos e ter bem-estar

Quais são os benefícios dos suplementos alimentares?

Os suplementos oferecem diversos benefícios à saúde humana. Não foi à toa que houve crescimento de seu consumo durante e depois da pandemia da covid-19 no Brasil. A pesquisa de Mercado ABIAD revelou alguns dados interessantes ⁴:

  • pessoas que já consumiam esses produtos antes, aumentaram a ingestão em 48% durante a quarentena;
  • 42% desses indivíduos ingeriram os suplementos para complementar a alimentação;
  • 91% deles tiveram como objetivo o fortalecimento da imunidade;
  • 70% dos pesquisados afirmaram que vão continuar consumindo suplementos depois da pandemia.

Mas, para que servem os suplementos alimentares, afinal? Como já adiantamos, cada um possui finalidades distintas ¹. Para você entender melhor, separamos alguns dos mais consumidos pela população e seus respectivos benefícios.

Exemplos de benefícios de 10 suplementos alimentares

  1. Tiamina: a vitamina B1 é indicada para contribuir com a melhora do metabolismo energético e de proteínas, carboidratos e gorduras, promovendo mais energia ao organismo ⁵;
  2. Biotina: a vitamina B7 ajuda também o bom funcionamento do metabolismo energético, de carboidratos, proteínas e gorduras, além de promover a manutenção da saúde da pele, do cabelo e de mucosas do corpo ⁵;
  3. Vitamina B12: já a cianocobalamina auxilia no funcionamento do sistema imune, na produção de hemácias, no metabolismo energético, de proteínas, carboidratos e gorduras e na divisão celular ⁵;
  4. Vitamina D: o calciferol tem como função auxíliar a formação, o desenvolvimento e a manutenção de ossos, músculos e dentes, a absorção de cálcio e fósforo, o bom funcionamento do sistema imunológico e no processo de divisão celular ⁵;
  5. Vitamina C: o ácido ascórbico contribui para o fortalecimento da imunidade, a absorção de ferro, a formação de colágeno, a manutenção do metabolismo energético, de proteínas e gorduras e ainda possui alto poder antioxidante ⁵;
  6. Zinco: esse mineral também tem propriedades antioxidantes, atuando contra os radicais livres. Ele atua na manutenção da visão, do cabelo, da pele e das unhas e do metabolismo da vitamina A, de proteínas, carboidratos e gorduras. E ainda contribui para a síntese de proteínas, saúde dos ossos e para o fortalecimento da imunidade ⁵;
  7. Cálcio: age na formação e na manutenção óssea e dos dentes, no funcionamento muscular e neuromuscular, na divisão celular, no metabolismo energético e na coagulação do sangue  ⁵;
  8. Ferro: o ferro é responsável por auxiliar na produção de hemácias no sangue, no transporte de oxigênio pelo organismo, na divisão celular, no metabolismo energético e no bom funcionamento do sistema imune  ⁵;
  9. Magnésio: ótimo para ajudar a formar e manter a saúde de ossos e dentes, a equilibrar os eletrólitos e a preservar o funcionamento dos músculos e do cérebro. Ele também atua no metabolismo energético e na divisão celular  ⁵;
  10. Cobre: por fim, o cobre ajuda a fortalecer a imunidade, a transportar ferro no organismo, a manter a saúde dos tecidos conjuntivos e a pigmentar o cabelo e a pele. Além disso, esse mineral é antioxidante e contribui para a produção de energia no corpo ⁵.

Leia mais: Suplementos para imunidade: para que servem, quais tomar e muito +!

Quando tomar suplementos?

É de suma importância saber quando tomar suplementos. Mas, para descobrir isso, é necessário consultar um médico ou um nutricionista para que, assim, eles peçam exames adequados para verificar se há hipovitaminose (falta de vitaminas) ou alguma outra alteração no organismo ².

Apenas os profissionais da área de saúde são capazes de indicar o tipo de suplemento alimentar, a sua frequência de uso e a duração do consumo. Afinal, algumas substâncias causam intoxicação e, dependendo das condições de saúde da pessoa, podem agravar algum quadro de doença ².

Um ótimo exemplo são as pessoas da terceira idade. Por alterações naturais no metabolismo, elas precisam ingerir diariamente determinados nutrientes, como vitaminas, minerais, probióticos, entre outros.

Mas, como a carência nutricional varia de pessoa para pessoa, a quantidade indicada para um é diferente para o outro, entende? Por isso, evite se autossuplementar e procure acompanhamento de um especialista.

É importante destacar que os suplementos não substituem a alimentação saudável e equilibrada. Eles apenas complementam as necessidades diárias do organismo ².

Quem pode tomar suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares são recomendados a pessoas saudáveis que precisam complementar a ingestão de certos nutrientes. Essa deficiência de substâncias pode ocorrer por vários motivos, como má alimentação, dieta restritiva, atividade física intensa, avanço da idade e alterações no metabolismo ¹.

Já indivíduos que apresentam alguma doença podem usar o suplemento para auxiliar o tratamento. Porém, ele deve ser indicado diretamente pelo médico com as devidas orientações de consumo ¹.

As gestantes, lactantes e crianças podem também ingerir esses produtos, mas com restrições. Os ingredientes e a quantidade de ingestão é diferenciada para cada caso ¹.

Como saber qual suplemento alimentar devo tomar?

Além da indicação de um profissional da área de saúde, é vital ficar atento à qualidade dos suplementos e sua composição. A Anvisa desenvolveu um site que mostra quais são as substâncias liberadas pelo governo para consumo ¹.

Por isso, a nossa dica é sempre conferir o rótulo do produto e confirmar se os ingredientes são liberados para uso regular e de toda a população ¹.

A composição dos suplementos também pode conter substâncias variadas que não atuam como nutrientes, mas para adicionar cor, sabor, aroma, volume e consistência à fórmula ¹.

Como usar os suplementos corretamente?

Para entender como usar os suplementos corretamente, o ideal é seguir as recomendações médicas e nutricionais. Após realizar exames, é possível verificar quais nutrientes precisam ser repostos no organismo, por quanto tempo, a quantidade ideal de ingestão e o melhor horário do dia ².

Afinal, acredita-se que o tipo de alimento ingerido junto com o suplemento altere a sua absorção no corpo. Por exemplo, existem dois tipos de vitaminas ⁴:

  • lipossolúveis (solúveis em gorduras): vitaminas A, D, E e K;
  • hidrossolúveis (solúveis em água): vitaminas B1, B2, B6, B12, niacina, biotina e C.

Logo, algumas serão melhor absorvidas se forem consumidas com alimentos ricos em água ou em gorduras “do bem”.

Continue aprendendo: Por que as vitaminas do complexo B são tão importantes para o organismo?

Quais são os riscos de tomar suplementos?

Ao procurar informações para escrever este artigo, deparamo-nos com vários estudos e pesquisas que abordam os riscos de tomar suplementos sem a devida orientação médica.

Vamos dar alguns exemplos práticos para você entender melhor. Atualmente, há um uso indiscriminado de suplementos alimentares por praticantes de atividades físicas. O consumo excessivo de proteínas pode sobrecarregar o fígado e aumentar os riscos de doenças cardiovasculares, neurológicas e renais ².

E mais: eleva as chances de causar dores nas articulações, desenvolver infertilidade e hepatites. Afinal, o organismo tem um limite máximo para receber e absorver proteínas ².

Outros riscos podem ser causados pelo fato da pessoa não precisar consumir determinado nutriente, mas, mesmo assim, ingeri-lo diariamente, sobrecarregando o organismo ou inibindo a absorção de outras substâncias essenciais à manutenção da saúde ¹.

Qual o melhor suplemento alimentar?

O melhor suplemento alimentar é aquele que possui a quantidade ideal de nutrientes e é composto por substâncias liberadas pela Anvisa. É importante ficar atento ao rótulo, pois nem todos os produtos têm a obrigação de apresentar registros nesse órgão do governo ¹.

Os suplementos que devem ser registrados na Anvisa são os que possuem enzimas ou probióticos na sua fórmula ¹.

Os outros suplementos alimentares não são registrados, anteriormente a fabricação deve ser informada a autoridade sanitária local o início da fabricação / e ou importação¹.

E por que estamos falando sobre isso? De acordo com algumas pesquisas, a maior parte dos riscos causado por suplementos é associada a produtos irregulares. Ou seja, suplementos que são compostos por substâncias proibidas ou com quantidade insuficiente, diferente da declarada no rótulo ¹.

Portanto, fique atento e consuma suplementos alimentares apenas de marcas renomadas e conhecidas no mercado, que são frequentemente indicadas por médicos ou nutricionistas.

Use os suplementos como aliados da sua saúde

Se você chegou até aqui, percebeu que os suplementos alimentares são importantes e ajudam a repor nutrientes essenciais no organismo, desencadeando diversos benefícios à saúde, não é mesmo?

Mas, é fundamental aliar o consumo dessas substâncias com um estilo de vida mais saudável: alimentação balanceada, prática de atividades físicas e boas noites de sono ².

Evite o uso excessivo ou sem necessidade de suplementos e invista no seu bem-estar diariamente! Para ajudar, separamos mais alguns artigos excelentes do nosso blog:

Conheça a linha de vitaminas Vitasay em www.vitasay.com.br.