O aumento do consumo de suplementos alimentares cresceu 10% no Brasil em relação ao ano de 2015. Segundo a última edição da Pesquisa de Mercado ABIAD, 59% dos lares no país possuem, no mínimo, uma pessoa que ingere regularmente esses produtos ⁴.
Sendo que 90% dos participantes que afirmaram usar suplementos, disseram que o motivo é para complementar as necessidades nutricionais, e 85% deles para melhorar a saúde e o bem-estar diários ⁴.
Outro ponto relevante dessa pesquisa é que 98% dos pesquisados relataram que se sentem satisfeitos ou muito satisfeitos com o uso regular de suplementos ⁴.
Ou seja, há muitos benefícios dos suplementos alimentares à saúde de todo o corpo.
Porém, é necessário conhecer melhor sobre eles para evitar a ingestão inadequada e prejudicar a qualidade de vida.
Se você se interessa por este assunto, aproveite este texto para tirar as suas dúvidas e aprender o que são e para que servem os suplementos alimentares, quem pode tomá-los e como consumi-los de forma correta.
O que são suplementos alimentares?
De acordo com a definição da ANVISA e do Ministério da Saúde, os suplementos alimentares são produtos que fornecem nutrientes, substâncias bioativas, probióticos e enzimas que complementam a alimentação diária de pessoas saudáveis. Logo, eles não são medicamentos e não servem para curar doenças ¹.
Após muitos anos sem regulamentação adequada, em 2018, o governo brasileiro criou a categoria de suplemento alimentar para facilitar e assegurar o acesso de todos a produtos de qualidade ¹.
Isto é, todos os produtos que eram classificados como “para atletas”, “para gestantes” e “para idosos” (entre outros) foram inseridos dentro da mesma categoria. Ela ganhou regras mais seguras, como o limite mínimo e máximo de consumo, população indicada, comprovações científicas e ingredientes autorizados pelos órgãos responsáveis ¹.
Há até um site para consulta de produtos e suas respectivas marcas. Se quiser conhecer, é só clicar aqui.
Tipos de suplementos alimentares
Se você acessar algum site ou for à farmácia, vai perceber que há uma imensa variedade de suplementos disponíveis, não é mesmo? Eles podem conter apenas uma substância ou um conjunto delas, como vitaminas e minerais ³.
Os tipos de suplementos alimentares mais encontrados nas prateleiras são em formato de comprimidos, comprimidos efervescentes, cápsulas, líquidos, pós, barras, pastilhas, gomas de mascar e géis ³.
Qual a função dos suplementos alimentares no corpo?
Os suplementos alimentares podem ser constituídos de várias substâncias, como vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e lipídios que ajudam a proporcionar energia ao corpo, e a manter da saúde e a integridade da estrutura do organismo ².
Isso quer dizer, na verdade, que a função dos suplementos alimentares no corpo varia de acordo com os elementos de sua composição ¹.
Por exemplo, as pessoas da terceira idade costumam ingerir suplementos diariamente para retardar os efeitos do envelhecimento no organismo e suprir as demandas nutricionais da dieta, que podem ser afetadas por vários aspectos, como dificuldade em mastigar e declínio das funções do metabolismo ⁵.
Alguns dos suplementos mais consumidos por esse grupo são os que associam vitamina D e cálcio, que têm como principal função a manutenção da saúde de ossos e músculos ⁵.
Aprenda também: Vitaminas e minerais para fortalecer os ossos e ter bem-estar