Própolis para imunidade

O sistema imunológico é a defesa natural que o corpo possui para combater micro-organismos prejudiciais à saúde. Podendo ser alterado por diversos fatores, ele necessita de algumas condutas para se manter forte e em equilíbrio.

Uma das formas mais conhecidas é o uso de própolis para imunidade. Ele traz diversos benefícios ao organismo e, acredite: seu uso medicinal é bastante antigo.

Aproveite esta leitura para conhecer melhor quais os benefícios do extrato de própolis e como tomar o própolis para aumentar a imunidade.

O que é própolis?

Derivada do grego, a palavra própolis significa “substância defensiva da colmeia” . Conhecido também por “cola de abelha”, o própolis é uma resina natural que é utilizada pelas abelhas para fechar rachaduras e locais abertos em seu abrigo¹.

Além de usarem como proteção, as abelhas também o utilizam como antisséptico para cuidar das suas larvas, do mel e dos favos contra infecções microbianas. Ou seja, esses pequenos animais aplicam o própolis para livrar a colmeia de germes nocivos¹.

Coletado de diversas plantas, como palmeira, pinheiro, álamo e brotos de folhas, pelas abelhas, o própolis é usado pelos seres humanos há séculos como medicina popular. Afinal, ele possui mais de 300 componentes e suas propriedades oferecem diversos benefícios ao corpo, já que ele interage naturalmente com óleos e proteínas da pele¹.

Com cor que varia do verde, vermelho ao marrom escuro, o própolis natural é constituído por 30% de cera, 50% de resina e bálsamo vegetal, 10% de óleos essenciais e aromáticos, 5% de pólen e outras substâncias².

Diferença entre própolis e extrato de própolis

O própolis quando coletado diretamente das colmeias está na sua forma mais bruta. Já o extrato de própolis é um subproduto dele, extraído manualmente por humanos².

Os métodos de extração do própolis são diversos, como o por maceração. Os mais usados são feitos com etanol, metanol e água².

A transformação do própolis in natura em extrato se dá justamente pelo produto natural ser uma resina concentrada, com baixa dissolução em água².

Logo, a diferença entre própolis e extrato de própolis é essa alteração do componente em outro que facilita o consumo humano, eliminando a cera e dissolvendo seus compostos, como os potentes polifenóis (flavonóides, ácidos fenólicos e ésteres), aldeídos fenólicos e cetonas¹.

Quais os benefícios do extrato de própolis?

Para entender quais os benefícios do extrato de própolis, é necessário entender um pouco da sua história na humanidade. Desde a antiguidade é usado o própolis para imunidade e o tratamento de determinadas doenças¹.

Os egípcios, por exemplo, usavam essa “cola de abelha” para embalsamar os cadáveres. Os gregos e romanos usavam o extrato como desinfetante bucal e medicamento antisséptico e cicatrizante de feridas². 

Em Londres, no século XVII, o própolis era uma medicação oficial das farmácias, tornando-se popular na Europa³.

Isto é, descobrir quais os benefícios do própolis trouxe uma ótima opção para cuidar da saúde e da vida dos humanos. Veja quais são os principais deles³.

Melhora a imunidade

O própolis para imunidade é muito usado por todo o mundo. Pesquisas que comprovam a sua ação imunomoduladora relataram que ele aumentou a taxa de sobrevivência de animais que estavam com graves infecções.

Dessa forma, comprovou-se que o extrato de própolis (hidrossolúvel) ajuda a melhorar a defesa do organismo contra agentes externos nocivos. Essa substância auxilia na produção de anticorpos, deixando-os mais eficientes.

Apresenta propriedade antibacteriana

Outros estudos que desejavam entender a ação do própolis para imunidade, descobriram que seus bioativos também contém uma poderosa ação contra bactérias, como Staphylococcus aureus, Salmonella, Candida e Escherichia coli.

Tem ação anti-inflamatória

Já outras pesquisas que tiveram como foco a ação contra inflamações provaram também que os componentes aminoácidos, flavonóides, terpenos e derivados do ácido cinâmico do extrato de própolis atuam como anti-inflamatórios potentes⁴.

Possui função antiviral e antifúngica

De acordo com o estudo “Antibacterial, antifungal and antiviral activity of propolis of different geographic origin”⁵, houve a confirmação que “a composição química da própolis de diferentes localizações geográficas, todas as amostras apresentam atividade antibacteriana e antifúngica (e a maioria antiviral) significativa”.

A pesquisa ainda conclui que esses resultados foram esperados já que o própolis é usado pelas abelhas como defesa contra infecções.

Ele inibe a entrada do vírus nas células e a sua multiplicação. Assim como ele funciona contra diferentes tipos de fungos devido às suas propriedades fenólicas, auxiliando no tratamento de candidíase, por exemplo. 

Conta com ação antioxidante

Além de usar o própolis para imunidade, os indivíduos o utilizam para ajudar a reduzir a ação dos radicais livres no corpo. Pela alta concentração de flavonoides, essa substância desempenha um importante papel na imunidade do corpo.

O própolis protege os lipídios e a vitamina C, entre outros compostos, de serem oxidados e destruídos com a ação do envelhecimento do organismo. Ajudando, portanto, a diminuir a velocidade da degradação celular que pode resultar em doenças cardiovasculares, artrite, câncer, diabetes, doença de Parkinson e doença de Alzheimer.

Além disso, ele auxilia na proteção do fígado, com a detoxificação do mercúrio, aumentando os níveis de glutationa no sangue. Em outras palavras, o própolis também tem ação hepatoprotetora.

Traz uma função odontológica

Usado há séculos como suporte a doenças da cavidade oral, pesquisas confirmaram a efetividade do própolis em tratamentos odontológicos. 

A presença de flavonoiides contribui para a reparação dos dentes e tratamento de inflamação nas gengivas.

Ou seja, o própolis para imunidade revela ainda mais outros benefícios fundamentais para a manutenção da saúde do organismo humano.

Além dessas propriedades, eles também teve efetividade como³:

  • tratamento de algumas doenças vaginais;

  • antiprotozoário em humanos e animais;

  • antitumoral, auxiliando na inibição da síntese de DNA em células tumorais;

  • antidiabético;

  • antisséptico.

Como tomar o própolis para aumentar a imunidade?

Graças a tantas pesquisas e estudos sobre própolis para imunidade, a indústria farmacêutica produz diversos produtos com o uso de seu extrato.

Mas, afinal, como tomar o própolis para aumentar a imunidade? O extrato de própolis é muito versátil e pode ser incluído nas fórmulas de pasta de dente, enxaguante bucal, pomada e gel para feridas, sabonete, shampoo, creme hidratante, balas, entre outras².

Como tomar o extrato de própolis? Também é possível consumir essa substância como suplementação, em cápsulas, ou usá-la em sua forma de extrato natural diretamente sobre a pele².

Entendeu melhor sobre o uso do própolis para imunidade e como ele fornece outras vantagens à nossa saúde? 

Aprenda mais com outros artigos do nosso blog:

 

Syed Ishtiaq Anjum, Amjad Ullah, Khalid Ali Khan, Mohammad Attaullah, Hikmatullah Khan, Hussain Ali, Muhammad Amjad Bashir, Muhammad Tahir, Mohammad Javed Ansari, Hamed A. Ghramh, Nuru Adgaba, Chandra Kanta Dash, Composition and functional properties of propolis (bee glue): A review, Saudi Journal of Biological Sciences, Volume 26, Issue 7, 2019, Pages 1695-1703, ISSN 1319-562X. disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1319562X1830189X. acesso em fevereiro/2022

J.M. Sforcin, Propolis and the immune system: a review, Journal of Ethnopharmacology, Volume 113, Issue 1, 2007, Pages 1-14, ISSN 0378-8741, https://doi.org/10.1016/j.jep.2007.05.012. disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378874107002474. acesso fevereiro/2022.

Vijay D. Wagh , Própolis: Um Produto Abelhas Maravilha e Seus Potenciais Farmacológicos, Avanços em Ciências Farmacológicas e Farmacêuticas , vol. 2013, Artigo ID 308249 , 11 páginas , 2013. Disponível em https://doi.org/10.1155/2013/308249 . Acesso em fevereiro/2022.

Khayyal MT, el-Ghazaly MA, el-Khatib AS. Mecanismos envolvidos no efeito antiinflamatório do extrato de própolis. Medicamentos sob Pesquisa Experimental e Clínica. 1993 ;19(5):197-203. PMID: 7513636.

A Kujumgiev, I Tsvetkova, Yu Serkedjieva, V Bankova, R Christov, S Popov, Antibacterial, antifungal and antiviral activity of propolis of different geographic origin, Journal of Ethnopharmacology, Volume 64, Issue 3, 1999, Pages 235-240, ISSN 0378-8741, https://doi.org/10.1016/S0378-8741(98)00131-7. Disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378874198001317. Acesso em fevereiro/2022.