Imagem do post Como tomar multivitamínicos? Para que servem?


Saber como tomar multivitamínicos corretamente é essencial para desfrutar dos seus benefícios com segurança.

Afinal, esses suplementos podem complementar a alimentação e assegurar a ingestão de vitaminas e minerais importantes para a saúde e qualidade de vida em diferentes fases da vida

Agora você deve estar se perguntando...”OK, mas, o que é um multivitamínico? Na prática, é um suplemento alimentar que reúne diversas vitaminas, minerais e outros nutrientes ¹ e pode ser encontrado em diversos formatos: cápsulas, comprimidos normais e efervescentes, pó, entre outros.

Este é um bom complemento para a dieta regular, pois uma investigação conduzida pelo IBGE mostrou que aproximadamente 98% dos brasileiros não consomem a quantidade diária ideal de vitaminas ².

Outra pesquisa apontou que o mercado de suplementos alimentares atingiu faturamento recorde nas farmácias, superando a marca de R$ 100 milhões de receita entre abril de 2022 e abril de 2023 ³.

Com a correria diária, tomar multivitamínicos ou outros suplementos pode ser a ajuda que você e a sua família precisam para consumir todos os nutrientes essenciais.

Pensando nisso, fizemos este conteúdo com tudo que você precisa saber sobre como tomar multivitamínicos: o que são? Para que servem? Quem pode tomar?

Porém, lembre-se, o acompanhamento de um médico é essencial para um diagnóstico preciso, combinado?

Vamos lá!

O que são e para que servem os multivitamínicos?

O multivitamínico é um suplemento alimentar composto pelas principais vitaminas e minerais que o organismo necessita para ter um bom funcionamento ¹.

Sua principal utilidade é a reposição de nutrientes difíceis de conseguir apenas com alimentos.

Portanto, associar a utilização dele com um estilo de vida e uma alimentação saudável pode ajudar a sua saúde e bem-estar.

Afinal, o corpo precisa de vitaminas e minerais para reprodução, crescimento e regulação dos processos corporais⁴.

Assim como a carência de nutrientes pode ser a causa de sintomas, como falta de energia, fadiga, baixa imunidade, queda de cabelos e muitos outros⁵.

No entanto, é preciso saber como tomar multivitamínicos e seguir as orientações médicas para fazer o uso com segurança e tranquilidade.

Sugestão de leitura: Suplementação de magnésio: como fazer e por que ele é tão essencial à saúde?

Quem pode tomar multivitamínicos?

A principal recomendação é fazer exames e consultar um médico ou nutricionista para avaliar como tomar o multivitamínico: se há a necessidade, qual a quantidade ideal e se você pode consumir.

No entanto, os multivitamínicos não são medicamentos. Sendo assim, não precisam de prescrição médica para consumo. Entretanto, é indicado consultar um profissional da saúde para ter certeza das necessidades do seu corpo.

A necessidade de nutrientes varia conforme fatores como faixa etária e gênero. Por conta disso, é possível encontrar multivitamínicos específicos para diversas condições.

De acordo com um estudo realizado pela USP⁶, devido aos requerimentos distintos de nutrientes, a população brasileira pode ser dividida da seguinte forma:

  • Bebês
  • Crianças e adolescentes
  • Adultos
  • Grávidas e lactantes

Ainda segundo a pesquisa, a diferença de ingestão entre idades e condições existe por conta de um consumo de calorias distinto⁶.

Bebês

Bebês não ingerem tantas calorias. Por consequência, necessitam de uma quantidade menor de nutrientes, que são fornecidos pela placenta por meio do cordão umbilical, na barriga, e pela amamentação depois de nascidos⁶.

Grávidas e lactantes

Grávidas e lactantes precisam de mais calorias e nutrientes exatamente pelo fato de que parte é destinada para a alimentação da criança⁶.

Crianças e adolescentes

O aumento da necessidade de nutrientes para crianças é proporcional ao crescimento e, na adolescência, a ingestão ideal passa a ser bem semelhante à de adultos⁶.

Adultos

Com os adultos, as diferenças de ingestão de nutrientes existem por conta dos gêneros: homens precisam de mais calorias que as mulheres⁶.

E, conforme vamos envelhecendo, a absorção dos nutrientes vai ficando mais difícil⁶. Sendo assim, a necessidade de vitaminas e minerais volta a aumentar.

Por isso, para pessoas com mais 50 de anos, destacamos a importância de alguns nutrientes:

  • Vitaminas do complexo B: ajudam na saúde do coração, na memória, no nível de energia, na concentração, na imunidade, assim como em outros fatores⁴
  • Cálcio: essencial para a saúde dos ossos, evita o desgaste ósseo e previne a osteoporose⁷
  • Vitamina D: auxilia na absorção do cálcio⁴
  • Potássio: ajuda na musculatura cardíaca, diminuindo o risco de hipertensão e derrame⁸
  • Vitaminas C e E: são antioxidantes⁹ que ajudam na imunidade e no envelhecimento saudável do organismo¹⁰.

Leia também: Onde encontrar vitamina C? Descubra os principais alimentos.

Como tomar multivitamínicos?

Como dito, o indicado é consultar um médico ou nutricionista para saber como tomar o multivitamínico. Esta é a melhor forma de saber qual é o mais adequado para as suas necessidades e qual quantidade e horário são os corretos para consumir.

Contudo, no rótulo também é possível encontrar informações gerais.

O recomendado costuma ser tomar de um a dois comprimidos por dia, durante ou após uma refeição (almoço ou jantar), pois as vitaminas lipossolúveis (A, D, K e E) precisam de gordura para serem absorvidas⁴.

É essencial seguir corretamente as recomendações de uso de cada suplemento para que a concentração de cada nutriente seja segura e não provoque efeitos adversos por conta do excesso dessas substâncias no organismo.

Na prática, com tantas opções no mercado, esse é o melhor jeito de tomar a quantidade ideal de multivitamínicos diariamente.

Outro ponto que merece atenção especial aborda como escolher o multivitamínico mais adequado para atender suas necessidades e objetivos em relação à saúde. Mais uma vez, destacamos a importância do acompanhamento nutricional com especialistas.

Somente eles poderão solicitar e analisar os exames para medir os níveis de nutrientes no corpo, para depois determinar a melhor forma de obter essas vitaminas e minerais.

Leia também: Guia completo sobre suplementos alimentares + dicas de consumo

Agora que já sabe como tomar multivitamínicos, vamos responder algumas das dúvidas mais frequentes sobre o consumo desses suplementos. Confira:

Qual o melhor horário para tomar multivitamínicos?

Não é possível afirmar qual o melhor horário para tomar seus multivitamínicos, considerando que cada suplemento pode ter variações de composição, posologia e mecanismo de ação, fatores que influenciam o método ideal de consumo.

Para identificar o período ideal para consumir seu suplemento, é recomendado conferir as orientações presentes no rótulo ou na embalagem do produto. Assim, fica mais fácil e seguro saber quando e como tomar o multivitamínico.

Apesar de não substituir as informações descritas acima, muito menos prevalecer sobre a palavra do seu médico, também é possível verificar a melhor hora para tomar o suplemento com base no resultado que se espera dele.

Por exemplo, produtos com ação estimulante e que dão energia podem ser mais eficientes quando tomados no café da manhã ou assim que acordar. Por outro lado, aqueles que promovem o relaxamento e melhoram a qualidade do sono devem ser tomados a noite, na maior parte dos casos.

Pode tomar multivitamínico todos os dias?

É bastante comum encontrar multivitamínicos de ingestão diária. Nesses casos, a orientação do fabricante é tomar a dose recomendada todos os dias para alcançar o resultado esperado.

Porém, é importante se atentar, pois existem exceções a essa regra.

Tomar vitaminas antes ou depois das refeições?

Mais uma vez, o ideal é seguir as orientações do fabricante ou do nutricionista sobre quando e como tomar multivitamínicos, considerando que cada produto tem sua fórmula e forma ideal de absorção.

Quantas vezes por dia devo tomar multivitamínicos?

Cada multivitamínico deve ser consumido nas dosagens indicadas no rótulo do produto ou seguindo as orientações do médico ou nutricionista que acompanha sua saúde.

Pode ser comum encontrar multivitamínicos com doses únicas para cada dia, enquanto outros são mais flexíveis, ajudando a quantidade ingerida de acordo com o perfil do paciente e composição do suplemento.

Tomar multivitamínico engorda?

Caso você não tome multivitamínicos por medo de engordar, pode ficar tranquilo! As vitaminas e minerais não possuem calorias¹¹, portanto não há ganho de peso ao tomá-las.

Na verdade, as vitaminas do complexo B até mesmo ajudam na absorção de proteínas, aminoácidos, carboidratos e gorduras¹².

Sendo assim, podem auxiliar no ganho de massa muscular se você associar o consumo a uma dieta saudável e a exercícios físicos regulares.

Veja também: O que é imunidade e o que tomar para fortalecer o sistema imunológico?

Consumir multivitamínicos ajuda na imunidade?

Um estudo realizado em maio de 2020 pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) mostrou que houve um crescimento de brasileiros consumindo multivitamínicos por causa da pandemia¹³.

Dentre os entrevistados para a pesquisa, 91% afirmaram que procuraram aumentar a imunidade¹³.

Essa é uma tendência esperada, afinal, ninguém quer ficar doente em um período pandêmico. E a combinação correta de vitaminas pode ajudar a favorecer o sistema imunológico.

Tem outras necessidades de nutrientes? Conheça a Vitasay50+, uma linha de multivitamínicos desenvolvida para proporcionar vitalidade a quem tem 50 anos ou mais.

E você, está pensando em consumir multivitamínicos? Divida com a gente as suas dúvidas nos comentários!

1. Office of Dietary Supplements - National Institutes of Health. Multivitamin/mineral Supplements. Disponível em: lhttps://ods.od.nih.gov/factsheets/MVMS-Consumer/. Acesso em: maio/2023.

2. Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres - Abiad. 98% dos brasileiros não consome índice de vitaminas adequado à saúde. Disponível em: https://abiad.org.br/pb/98-dos-brasileiros-nao-consome-indice-de-vitaminas-adequado-a-saude/. Acesso em: maio/2023.

3. Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e Promoção da Saúde - Abifisa. Notícia: Suplementos em farmácias superam R$ 100 milhões. Disponível em: https://abifisa.org.br/suplementos-em-farmacias-superam-r-100-milhoes/. Acesso em: maio/2023.

4. MedlinePlus. Medical Encyclopedia: Vitamins. Disponível em: https://medlineplus.gov/ency/article/002399.htm. Acesso em: maio/2023.

5. Cleveland Clinic. Vitamin D Deficiency. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/articles/15050-vitamin-d--vitamin-d-deficiency. Acesso em: maio/2023.

6. Revista de Saúde Pública. Requerimentos de energia e nutrientes da população brasileira. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89101979000500001. Acesso em: maio/2023.

7. Office of Dietary Supplements - National Institutes of Health. Fact Sheet for Health Professionals: Calcium. Disponível em: https://ods.od.nih.gov/factsheets/Calcium-HealthProfessional/. Acesso em: maio/2023.

8. Office of Dietary Supplements - National Institutes of Health. Fact Sheet for Health Professionals: Potassium. Disponível em: https://ods.od.nih.gov/factsheets/Potassium-HealthProfessional/. Acesso em: maio/2023.

9. Office of Dietary Supplements - National Institutes of Health. Fact Sheet for Health Professionals: Vitamin C. Disponível em: https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminC-HealthProfessional/. Acesso em: maio/2023.

10. Office of Dietary Supplements - National Institutes of Health. Fact Sheet for Health Professionals: Vitamin E. Disponível em: https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminE-HealthProfessional/. Acesso em: maio/2023.

11. Washington State University. Nutrition Basics. Disponível em: https://mynutrition.wsu.edu/nutrition-basics. Acesso em: dezembro/2020.

12. MedlinePlus. Health Topics: B Vitamins. Disponível em: https://medlineplus.gov/bvitamins.html. Acesso em: maio/2023.

13. Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres - Abiad. Pesquisa ABIAD aponta crescimento de 10% no consumo de suplementos alimentares no Brasil. Disponível em: https://abiad.org.br/pb/rjr-pesquisa-abiad-aponta-crescimento-de-10-no-consumo-de-suplementos-alimentares-no-brasil/. Acesso em: maio/2023.

14. Sophie Deram. Como manter uma alimentação saudável no dia a dia sem estresse? 4 dicas práticas. Disponível em: https://sophiederam.com/br/comportamento-alimentar/como-manter-uma-alimentacao-saudavel/. Acesso em: maio/2023.

15. Addera D3. O que é vitamina D? Disponível em: https://mundo.addera.com.br/vitamina-d.php. Acesso em: maio/2023.