Para que serve a vitamina c

Bastante utilizada pela população em geral, a vitamina C se tornou ainda mais famosa durante a pandemia mundial causada pela Covid-19. A busca para entender para que serve a vitamina C se elevou com o objetivo principal de potencializar o sistema imunológico. 

Em uma pesquisa, constatou-se que o consumo de nutrientes essenciais para a manutenção da saúde teve um aumento de 56,16% para 71,63% durante a pandemia. Os mais consumidos eram justamente a vitamina C e ainda a D ⁵.

Mas, será que a vitamina C aumenta a imunidade? Quais são os benefícios gerados por ela? Como tomá-la corretamente? Quais alimentos são ricos desse micronutriente? Quais são os sintomas da falta de vitamina C no corpo? O que é a vitamina C?

Continue a leitura e veja um guia completo sobre a vitamina C! Entenda como ela atua no organismo e comece agora mesmo a cuidar melhor da sua saúde.

O que é vitamina C?

Popularmente chamada de vitamina C, ela é nomeada cientificamente como ácido ascórbico (AA). Sua estrutura química a caracteriza como uma vitamina hidrossolúvel, isto é, diluída facilmente em água, e termolábil, já que pode ser destruída ou alterada pela exposição ao calor ¹.

Nos seres humanos e em outros animais, a vitamina C não consegue ser sintetizada e armazenada pela sua incapacidade de produzir a enzima necessária para esse processo. Ela é eliminada do corpo pelo suor, pela urina, pelas fezes, pelas vias respiratórias, na forma de gás carbônico (CO2) ³.

Por isso, é recomendada a ingestão de doses diárias desse micronutriente para que suas reservas nunca se esgotem no organismo ³. 

Para que você entenda o que é vitamina C de forma completa, confira as duas formas que a vitamina C é encontrada na natureza ¹, ²:

  1. reduzida: com propriedade de ácido por apresentar uma estrutura química que permite a redução, assim como a função de um ácido.

  2. oxidada: chamada de ácido deidroascórbico, tem valor biológico na proteção contra a doença escorbuto. Ela é menos encontrada em substâncias naturais;

Mas, o que é a doença escorbuto e qual a sua relação com a vitamina C? Nós explicamos voltando alguns séculos no tempo.

Antes do ser humano descobrir o que é a vitamina C, ele era muito prejudicado fisicamente pela falta de vitaminas no organismo. O escorbuto foi registrado em 500 a.C. por Hipócrates. E ao passar dos séculos, diferentes povos deixaram algum registro dos sintomas dessa doença, como escritas egípcias e europeias durante as navegações no século XVI ⁴. 

Em suas jornadas marítimas, muitos marinheiros morriam de escorbuto. E, posteriormente, descobriu-se que a doença se agrava pelo fato da falta de suprimentos alimentares frescos e mais saudáveis ¹. 

Por isso, ao ser descoberta e nomeada, a vitamina C foi associada a essa doença com sua nomenclatura “ascórbico”.

Para que serve a vitamina C?

Depois de entender para que serve a vitamina C, você nunca mais deixará esse nutriente faltar na sua alimentação diária. Continue a leitura e veja o porquê.

A vitamina C participa de diversas ações fisiológicas e bioquímicas do corpo ⁵. O ácido ascórbico se transforma em outro ácido de maneira reversível. Isto é, ela funciona como um sistema oxirredutor, transportando hidrogênio nos processos respiratórios em nível celular, atuando como antioxidante no organismo ¹.

Podemos dizer que a vitamina C se sacrifica sendo oxidada para evitar que outros compostos químicos sofram oxidação ².

Além disso, ela é fundamental para manter o bom estado das paredes dos vasos sanguíneos e para a formação de colágeno que compõem todos os tecidos do corpo, como pele, cartilagem e ossos ¹.

O órgão responsável pela sua quase total absorção é o intestino delgado, que a envia posteriormente para o sangue e, consequentemente, para todos as células e os tecidos corporais ³,

Para que serve a vitamina C: outras funções

Ao falar para que serve a vitamina C podemos também citar que a sua poderosa ação antioxidante é muito utilizada com fins nutricionais ².

O ácido ascórbico é usado em frutas, legumes, processados e laticínios para preservar o sabor e a cor natural de variados alimentos. Ele também atua como bloqueador do crescimento de microorganismos em carnes ².

A vitamina C é ainda adicionada para fins nutricionais em bebidas, cereais matinais, conservas e refrigerantes enlatados. Por isso ela é fabricada em larga escala ².

E mais ³:

  • na panificação para formar a rede de glúten e melhorar a qualidade da massa;

  • no processamento de frutas e vegetais;

  • em gorduras;

  • em vinhos e cervejas.